segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CASO ZACARIAS

A alta cúpula do PT de Parauapebas está contactando deputados e senadores do PP, solicitando que intervenham junto à Justiça Eleitoral, no sentido que os votos dados ao candidato a vereador Zacarias Marques (PP), quase dois mil, sejam válidos para a legenda do Partido Progressista. Isso faria com que o partido conseguisse uma cadeira na próxima Câmara Municipal e diminuiria a bancada de oposição. Quem perderá a vaga caso o pedido do PP seja aceito será Odilon Rocha de Sanção (PMDB).
O processo que indeferiu Zacarias continua aguardando julgamento. Ele teve seu pedido indeferido por deixar de apresentar certidão no momento do registro. Entrou com recurso e perdeu em Parauapebas, Belém e Brasília. Agora recorreu ao STJ.

8 comentários:

Anônimo disse...

O blogger tem certeza que seria o Odilon a perder a vaga?
Tem notícias de como vão as investigações da PF e do ministério público em relação as eleições daqui?

Zé Dudu disse...

Sim, quem perderia a vaga caso os votos do Zacarias fossem para a Legenda PP seria o Odilon. O fórum está fechado e portanto não acredito não ter havido nehuma alteração na investigação do MP. Quanto a PF não tenho conhecimento dos progressos da investigação.

MaryelMendes disse...

Dudu, se considerar útil, vale destacar a possibilidade de não sair apenas o Odilon, pois os quase dois mil votos (que não apareceram nos cálculos por não serem votos válidos) fariam com que o quociente eleitoral se elevasse. Em uns cálculos preliminares que fiz no dia da eleição, a coligação do Faisal superou o quociente em cerca de trezentos votos apenas(não lembro o valor exato), sendo que é possível que ele fique de fora, caso o quociente aumentar. Se você informar a quantidade exata dos votos do Zacarias, posso fazer os cálculos e projetar uma previsão sobre quem entraria e quem sairia.
De qualquer forma, estamos apenas cogitando matematicamente, mas seria uma tremenda ironia o candidato mais votado não ser eleito por causa do bendito quociente eleitoral.

Zé Dudu disse...

Caro Mariel, a única mudança possível será na segunda média. A legenda PMDB/PTC teve 9.367 votos enquanto a legenda PP/PV/PSDC e PDT obteve 12.869 votos, fazendo duas vagas diretas e ficando na segunda colocação quanto a 2ª média. Esse resultado só seria possível com os votos do Zaca. Quanto ao Faisal a oligação PSDB/PRP e DEM fizeram 6.471 e portanto muito acima do quociente eleitoral e Faisal tem sua vaga garantida com uma boa margem. Quanto ao numero de votos do Zaca me faltam alguns BUs e nem mesmo o candidato tem certeza do número certo dos votos conquistados. São aproximadamente 2 mil.

Anônimo disse...

caso venha ocorrer a interferência politica neste espizódio [ô caso zaca]estaremos sim a um passo da ditadura novamente no brasil,o judiçiario pune,e o legislativo vem e interfere,a vem o executivo que tá doidim para achar uma brecha para fazer as suas vontades dítatoriais,pronto tá feito o angú de carôsso,se ajustiça rever este caso terão que rever muitos outros e ai onde passa um boi com certeza passa uma boiada.É ai que mora o périgo

Anônimo disse...

EU NÃO ÁCREDITO,MAS EM SE TRATANDO DE POLITICA Ê DE POLITICOS NO BRASIL TUDO E POSSÍVEL,ISTO É UMA VERGONHA,O CASO JÁ FOI TRANSITADO E JULGADO,PARÉM COM ÍSTO E CHOVÊR NO MOLHADO E O ZACA QUERENDO MANTÊR O SEU NOME NA MÍDIA,CHEGA JÁ ENGANOU OS SEUS ELEITORES E AINDA CONTÍNUA ENGANANDO..

Anônimo disse...

ze me diga porque a bel nao agradeceu aos seus eleitores?????

sera que ela vem novamente igual aos outros so nas eleiçoes????

Anônimo disse...

Quando saberemos a quantidade de voto do Zacarias, mas os votos dele vão servi apenas pra legenda, ou vão servi pra ele próprio?