terça-feira, 18 de novembro de 2008

USO E ABUSO

Comentário de um leitor que se intitula Salomão, sobre o post greve, muito pertinente por sinal:

Zé, o pessoal do DETRAN (PMDB) deveria exigir da Transbrasiliana e de outras empresas que prestam serviços de locação no município, que se cumpram as regras.

95% dos veículos, caminhões e ônibus que prestam esse serviço tem placa de fora do município, ou seja, eles chegam aqui, ganham o dinheiro, usam as nossas estradas, e, pagam os impostos em Goiás, Minas e São Paulo.

Depois reclamam que as estradas do Pará não prestam, que as pontes são assassinas etc, etc, etc. . .

Exijam deles que transfiram suas frotas para Parauapebas. Isso deveria ser Lei.Deveria constar na licitação à exigência de troca de endereço caso ganhe a Licitação, sob pena de multa, onde a multa seria repassada para o município onde se executa o serviço.

Nota do blogger: As placas da frota dessas empresas não só são de outros municípios, mas de outros Estados. A exigência deveria ser a transferência para pelo menos o Estado onde se executa o serviço.Com a palavra o DETRAN.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi falar que quando a transbrasiliana comecou a trabalhar no Pará, Fez um acordo que depois de 20 anos todos seus veiculos teria a transferÊncia para o estado. Ja faz 50 anos que a 3T esta no Pará e 90% da frota paga IPVA para o estado do Goiais. Nao esquecendo tambem que as locadoraas a 20 anos locando carro para vale e demais empresas possui placa de curitiba. LA EM CURITIBA, EXISTE ENDEREÇO CADASTRADO PARA 1000 VEICULOS. UMA FORMA DE PAGA MAIS BARATO. ALGUNS ESTADO NAO COMPRAM IPVA PARA VEICULO NOVO NO PRIMEIRO ANO. QUEM DEVERIA COBRAR ISSO SÃO OS VEREADORES, QUE DIZEM FISCALIZAREM O GOVERNO.

Anônimo disse...

Os carro locados pela Locarauto, para a prefeitura são todos de fora do estado. As placas são pricipalmente de Palmas e Manaus.
Quanto o processo licitatorio não pode vincular o pagamento de IPVA no Municipio tendo em vista que todos tem o direito de concorrer livremente a licitação.
Agora após vencida a licitação ai sim a emnpresa vencedora tem que efetuar o pagamento no municipio onde ela tem domicilio.

Anônimo disse...

Eu disse que "caso ganhe a licitação" deveria ser transferido.

Zé Dudu disse...

Já solicitei ao DETRAN - Regional Parauapebas uma manifestação. Estou aguardando.

Anônimo disse...

Caro Zé:A transferência da placa do veiculo automotor para o municipio onde circula,obedece algumas normas do DENATRAN,dentre elas, A OBRIGATORIEDADE da referida transferência, conforme abaixo:
Fonte:Código de transito Brasileiro

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

I - for transferida a propriedade;

II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;

III - for alterada qualquer característica do veículo;

IV - houver mudança de categoria.

§ 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

§ 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

Trocando em miúdos: Os carros com placa de fora, que circulam em Parauapebas,na hipótese de seu proprietário ter mudado o domicilio para cá,devem MUDAR A PLACA PARA PARAUAPEBAS!O mesmo se aplica as empresas que disponham de domicilio no Municipio.
Parauapebas perde muito em tributos com a não aplicação da lei.Além dos danos que a circulação desses veículos trazem a nossa malha viária.

Um abraço

José Omar

Anônimo disse...

caro amigo ze dudu, a responsabilidade dos veiculos com placas de outros estados, na qual os propietarios recolhe o ipva para os estados de origem. a fiscalização é da secretaria de fazenda do estado. no qual estar precisando fazer uma fiscalização. eu já solocitei varias vezes ao departamento de ipva da sefa para execultar estas blitz no municipio de parauapebas e canãa. lamentavelmente até o presente momento eu não obtive respostas. um abraço marquinho gerente da regional parauapebas