sábado, 8 de novembro de 2008

MATO GROSSO TERÁ HORÁRIO DE BRASÍLIA

Mato Grosso está perto de ter o mesmo horário de Brasília. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na noite de quinta-feira a alteração no fuso horário válido para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A mudança está prevista no Projeto de Lei 3403/08 que deixa os dois estados com a mesma hora de Brasília. O projeto é de autoria do deputado mato-grossense Wellington Fagundes (PR).

A matéria teve como relatora na Comissão de Ciência e Tecnologia a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que se mostrou favorável a alteração no horário. Em seu relatório ela observou que a diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, de acordo com a Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt - causa prejuízos à atividade industrial, que perde duas horas de trabalho por dia.

A parlamentar paulista destacou ainda que o deputado Wellington Fagundes, autor da proposta, mostra claramente que a diferença de fuso gera gastos às emissoras de televisão, que precisam ajustar a sua programação para transmitir os programas no horário recomendado pelo Ministério da Justiça. "As emissoras têm que gravar os programas impróprios para menores, para que sejam transmitidos exatamente no horário adequado para a região", disse.

A proposta altera o Decreto 2.784/13. Atualmente, o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Greenwich "menos quatro horas" que compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário: