sexta-feira, 25 de julho de 2008

VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA E SARAMPO

A vacina contra a rubéola faz parte do calendário infantil de vacinação. Mas, em 2008, adultos também vão ser imunizados. No ano passado, setenta por cento dos casos de rubéola foram registrados em homens. Por isso, agora, a campanha nacional quer vacinar homens e mulheres de 20 a 39 anos em todo o País.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, alerta: mesmo quem já se vacinou, deve repetir a dose. "Tem que vacinar. Quem já teve rubéola, já foi vacinado contra a rubéola, precisa se vacinar, porque isso aumenta a imunidade do grupo na população brasileira para diminuir e a gente conseguir a erradicação."
O secretário lembra que a campanha contra a rubéola vai começar no mesmo dia da aplicação da segunda dose contra a paralisia infantil: dia nove de agosto. Vão ser cinco semanas de campanha. O ministro José Gomes Temporão acredita no sucesso da participação masculina. "Essa é tipicamente uma campanha que se o homem não participa, um elo da cadeia se rompe, se perde. E a gente não consegue ter o objetivo que é erradicar a doença. Então vai ser muito importante a participação dos homens."
De acordo com o Ministro da Saúde, a estimativa é imunizar setenta milhões de pessoas, entre adultos e adolescentes. Segundo Temporão os recusrso para a vacinação já foram disponibilizados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (SEMSA) já está vacinando em todos os Postos de Saúde do Município. A meta da secretaria é imunizar 33.789 pessoas de 20 a 39 anos com aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola). Destas, 16.639 são homens e 17.150 mulheres. Procure já um Posto de Vacinação !

Nenhum comentário: