terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PREPARANDO A SALADA

Por muitas vezes ficamos nos perguntando como inovar nas saladas, tão importantes na nossa alimentação. O que combina com o que, o que não é adequado, etc e etc e etc. Sair da rotina daquela salada que sempre fazemos com muita rapidez e já temos os ingredientes na cozinha não é fácil. Para muitos, esta repetição faz com que deixemos de prepará-la… Assim, comprometemos uma alimentação possivelmente saudável.

Assim, reunimos aqui, truques para preparar as mais deliciosas e variadas saladas, sempre muito saborosas e apetitosas:

Vegetais crus devem ser bem lavados, folha por folha, e depois escorridos. Para que possam ser
melhor saboreados, corte-os em pedaços grandes ou rasgue as folhas com as mãos.


Agrião, rúcula, alface, escarola, mostarda, e até mesmo espinafre cru, ficam deliciosos se temperados apenas com sal, pimenta-do-reino, azeite e limão, mas há quem prefira o vinagre puro ou aromatizado, que dá um charme todo especial a sua receita. Só não devem ser temperadas com antecedência, mas só no momento de servir.

O repolho fica mais crocante se cortado ao meio e deixado de molho em água gelada com sal. Depois, é só escorrer bem e cortar em tiras.

Como o tomate normalmente solta água, corte-o em rodelas ou gomos, retire as sementes, polvilhe com sal e deixe repousar por 10 minutos.

A cenoura crua ralada tende a escurecer, por isso regue-a com suco de limão.

Os pepinos não ficarão amargos se você cortar as pontas e esfregar as extremidades com esses
pedaços cortados, até fazer espuma. Retire a primeira rodela de cada ponta e descasque. Esfregue com um pouco de sal, deixe descansar 10 minutos para que percam o excesso de água. Depois, é só lavar, enxugar e cortar a gosto.

A cebola perde a acidez se picada ou cortada em rodelas, posta numa peneira e levada por um instante numa panela com água fervente. Retire imediatamente, espere esfriar bem e utilize.

O salsão, aipo e a erva-doce devem ser bem lavados. Antes de picar, retire os fios que ficam no sentido do comprimento.

Se usar vegetais em lata, estes devem ser escorridos, regados com água morna e novamente escorridos para serem utilizados bem secos.

Arroz, macarrão e feijão também podem ser utilizados em saladas, mas lembre-se que devem estar cozidos ao dente e o cozimento deve ser feito em água com sal.

As frutas secas dão sabor especial às saladas. Ameixas secas picadas ou uvas passas combinam bem com as saladas temperadas com um molho grosso, tipo maionese. Também podem ser utilizadas em saladas. Mas cuidado! A maçã deve ser picada e salpicada com suco de limão para não escurecer.

Abacaxi picadinho solta muita água e só deve ser acrescentado na hora de servir. O mesmo acontece com o melão e a laranja.

Muitos vegetais podem ser consumidos crus, como é o caso da couve-flor, sem os talos, dos cogumelos cortados fino, da beterraba e da abobrinha, deliciosas quando raladas.


Experimente novos usos para legumes e verduras e suas saladas serão bem vindas. Seja ousado e crie sua própria salada, aquela receita especial que ninguém conhece, mas todos apreciam. Varie o molho, acrescente restos de aves cozidas ou carnes desfiadas, junte queijo prato ou mussarela picada e tempere com ervas aromáticas. Viva à criatividade!

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog agora é gastronomia tambem? Será que o pebinha tá tao sem noticia assim?