sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

POSSE : PARAUAPEBAS

Em Parauapebas, a cerimônia de posse aconteceu na Câmara municipal da cidade e contou com a presença de políticos, presidentes de partidos, secretários de governo, além da população, que lotou o auditório da Câmara.

A cerimônia foi presidida pelo Vereador Faisal Salmen e começou por volta das 10h da manhã. Foram empossados o prefeito reeleito Darci José Lermen (PT), o vice Afonso Araújo (PP), os vereadores Faisal Salmen (PSDB), Antônio Massud (PTB), Percília Martins (PRTB), Adelson Silva (PDT), Wolner Wagner (PSDC), Odilon Rocha (PMDB), Francisângela Resende (PMDB), Raimundo Vasconcelos (PT), Israel Miquinha (PT), José Alves (PT) e Euzébio Rodrigues (PT).

De início foram apresentados todos os vereadores e cantados os hinos: Nacional, do Pará e de Parauapebas. Após os juramentos do prefeito, vice e vereadores todos foram declarados empossados.

Em seguida, foi apresentada a chapa única para eleição de formação de mesa. A chapa composta pelos vereadores: Euzébio (Presidente) Adelson, (Vice-presidente), Wolner (1º secretário) e Massud (2° secretário) foi eleita por unanimidade.

Os vereadores já empossados começaram os seus discursos.

Antônio Massud agradeceu os amigos, partidários e fez um histórico de quando chegou à cidade. Ele disse que sua missão era estar ali na casa legislativa e representar o povo.

Wolner Wagner pediu que a câmara não fosse partidária, mas sim, consolidadora, para poder transformar a prefeitura num modelo de gestão para o Brasil. Ele agradeceu a família, ao povo e disse que apesar de sofrer na eleição, a equipe se empenhou muito. “Vamos fazer o que for melhor para a cidade, principalmente, para os adolescentes”, finalizou.

O presidente Euzébio agradeceu a todos os presentes e disse que se sente orgulhoso de contribuir para a casa. “A sociedade sempre está em primeiro lugar e eu agradeço por ter tido a oportunidade de prestar esse serviço a comunidade”, afirmou. Por fim, agradeceu aos companheiros do PT e a Darci.

Já Zé Alves agradeceu a maior autoridade presente segundo ele, o povo. Ele se lembrou dos trabalhos frente a SEMPROR e de quando o programa Globo Rural exibiu 3 matérias sobre o município em função dos investimentos em agricultura familiar. O discurso de Miquinhas foi o mais emocionado. Disse que foi criticado por não ter curso superior e que estava feliz porque um "caboclo da roça se consagrava vereador". Agradeceu aos irmãos maranhenses e foi muito aplaudido pela platéia. “Nossa promessa foi de fazer um mandato popular e é isso que vamos fazer, vou ser um vereador de bairro, do povo e não do gabinete”, garantiu.

Adelson disse que a missão do vereador é trabalhar pelo povo e é a ele que tem que agradecer. “Vamos dar o máximo de nós para o povo reconhecer. Sei que haverá dificuldades, mas vamos vencer todas”, afirmou com muita convicção. Disse ainda que a Câmara deve trazer a solução para os problemas, pois é isso que o povo espera.

Percília também se emocionou e confirmou que foi um ano difícil, mas que esse que se inicia será melhor, pois no primeiro mandato eram apenas novatos. Hoje ela afirma ter mais segurança ao assumir o cargo. “Nossos erros passados serão novos acertos”, disse ela.

Raimundo Vasconcelos agradeceu a todos os presentes e pediu para que se olhe para saúde, habitação e para os movimentos sociais. Também pediu a todos da Câmara ética e transparência e disse que fará um mandato popular.

Francisângela disse que gostaria de fazer um mandato diferente para isso pediu que os seus requerimentos fossem atendidos. “Prometo que meu mandato vai ser bem melhor do que os 4 anos que passaram. Espero que possa ter mais harmonia entre o executivo e o legislativo”, finalizou.

Odilon agradeceu os votos que o trouxeram de volta e se disse consciente do peso do mandato, mas que terá coragem de carregar. “Vou trabalhar pelo município, pois sei do compromisso que tenho e sei também que posso contribuir”, afirmou.

Já Faisal fez acusações a Vale e disse que Darci enfrentou a mineradora, que ele chamou de patrão de todos. “A Vale vai abrir uma siderúrgica em Marabá com os recursos minerais de Parauapebas e sem nenhuma compensação para nós”, afirmou. Ele disse que vai fazer oposição sim, mas uma oposição de contribuição.

Dr. Afonso agradeceu a todos e disse que vai conduzir o cargo com conduta e ética. “Me coloco à disposição do prefeito Darci, da Câmara e de toda a comunidade para a resolução dos problemas”, enfatizou.

Quando o prefeito Darci Lermen foi falar houve grande euforia no auditório. Primeiramente, agradeceu a maior autoridade, o povo, e a toda sua família. Falou sobre a campanha e afirmou que o povo de Parauapebas discute, gosta e faz política. Disse que uma cidade se faz de sonhos coletivos, que devem ser transformados em ações. O prefeito também falou sobre os desafios e novos projetos. “O nosso maior desafio é trabalhar cada vez mais com o povo e de forma transparente. Quero garantir que nos 4 anos resolveremos o problema da água e saneamento básico. A educação será prioridade novamente e vamos fazer sua verdadeira revolução. Também vamos começar as obras no rio Parauapebas, inaugurar a prefeitura e construir mais escolas”, finalizou.

Após os discursos a solenidade foi encerrada.

Fonte: O Carajás

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse R.Vasconcelos é mesmo cara-de-pau em ter coragem de falar de ética. Se perguntar ao vereador ele não saberá nem o que diz o dicionário sobre o termo, muito menos saberá qual cnduta correta de um homem público. Seu mandato já nasceu de violação a ética e a moralidade pública. Seu padrinho, A.Neto, juntamente com DARCI Lesma, são legítimos PETRALHAS.
Apesar de alguma história no PT, esses dois hoje envergonham os petistas e todos os cidadãos de bem de Parauapebas.
A máfia continuou intacta, mais uma vez Parauapebas assistirá seus recursos públicos serem dilacerados pelos PETRALHAS: DARCI, A.NETO, HERNANDES, MILTOM, JOÕ FONTANA.

Anônimo disse...

Será que esses "homens públicos" de Parauapebas sobrevivem a uma visita do ínclito Delegado da Polícia Federal PROTÓGENES QUEIROZ?
Ele prendeu Hildebrando Paschoal, Maluf e o filho, Daniel Dantas, etc. O cara recusou 2 milhões de dólares em propina, será que aí em Parauapebas os quatro poderes sobreviveriam a uma visita do PROTÓGENES, na república o homem abalou os três poderes, só sobreviveu o ministério ´público, no caso do Pebinha acho que nem esse!

Zé Dudu disse...

Penso ser a hora de dar um voto de confiança aos eleitos. Esperar a renovação tao esperada. Estarei vigilante, torcendo pelo exito do prefeito e de Parauapebas. A cidade que a maioria de nós escolheu para viver, onde temos os nossos investimentos e é certo que a derrota de Darci, ou do mandado de Darci, repercutirá diretamente, em nossas vidas. Tai prefeito: Vá trabalhar! Mostre do que é capaz. Sinceramente estou torcendo para que muitas bocas se calem, inclusive a desse blogger, e aplaudirei se for vitorioso, todavia, serei o mais cruel crítico em todos os erros apresentados.