terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NINHO DE GAVIÃO-REAL É ENCONTRADO EM CARAJÁS


A amiga blogueira, Paraensinha, informa que biólogos encontraram no Pará, um ninho com um filhote de gavião-real, ave em extinção. O ninho foi encontrado na Flotesta Nacional dos Carajás.

Mais poderosa predadora entre as aves de rapina do mundo, o gavião-real ou harpia é a maior ave de rapina da América do Sul, possuindo porte majestoso e imponente. Pode medir de 50 a 90 cm de altura, cerca de 105 cm de comprimento e possui 2 m de envergadura. O macho pode pesar de 4 a 4,5 Kg e a fêmea de 6 a 9 Kg. Suas asas são largas e redondas, as pernas curtas e grossas e os dedos extremamente fortes com enormes garras. A cabeça é cinza, o papo e a nuca negros.

Uma harpia adulta carrega um animal de mais de 10 quilos. Suas garras são tão poderosas (a unha chega a medir 7 centímetros) e sua força tão grande, que ela consegue, em pleno vôo, arrancar uma preguiça da árvore. Pode viver até 40 anos.

Assista ao vídeo da descoberta na íntegra aqui:

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Zedudu, esta foto não é do gavião-real. e sim do gavião carcará.

foto do gaviao real (maior ave de rapina do mundo) http://arruda.rits.org.br/oeco/reading/oeco/reading/popups/gaviao_real_02_gr.jpg

Zé Dudu disse...

Dilzzan, obrigado pela visita e pelo comentário. A foto ja foi trocada e penso ser agora a correta. Seja sempre bem vindo.

Anônimo disse...

Se o Prefeitinho tirar os sangue-sugas e os vampiros da máquina pública já consegue reduzir o gasto na folha em 40% (no mínimo).