segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FATO CREBRO

Fevereiro de 2005.

Em entrevista coletiva à imprensa em restaurante local, o recém eleito, prefeito Darci Lermen (PT), anuncia que seu governo (2005/2008) será diferente de todos os outros, terá transparência administrativa.

Prometeu ainda abrir as contas públicas, acabar com o nepotismo, construir o novo Hospital  Municipal, o novo prédio da prefeitura, a orla do Rio Parauapebas, aumentar o salário dos professores, entre outras promessas (no palanque foi prometida uma obra de um milhão por mês).

Janeiro de 2009.

Vejo agora que o discurso não mudou. Na coletiva onde anunciou o "novo" (?) secretariado, Darci volta a falar em transparência. Alegando que não foi possível alcançar esse objetivo nos primeiros quatro anos, promete transformar o tema em bandeira para esse mandato (2009/2012).

Darci podia começar mostrando como anda as contas da PMP. Mostrando quanto está sendo arrecadado e onde está sendo gasto. Explicando o motivo de tantas demissões.

Disse que restaram débitos a pagar do primeiro governo. Disse também que os débitos estão devidamente empenhados e que existe dinheiro para a quitação dos mesmos. Ora, se tem o recurso, porque não pagou?

Será que o prefeito achou que essa ninharia (algo em torno de 80 milhões de reais) não faria falta aos credores? Com esse repasse, a grande maioria dos credores da PMP poderia efetuar melhorias nas suas empresas, poderia quitar dívidas, gratificar os funcionários, etc... Melhorando o comércio local.

Vamos aguardar pra ver se será do mesmo modo: palavras ao vento. Ou se dessa vez Darci fará o apropriado. A imprensa já não é a mesma e cobranças deverão ser feitas, principalmente pelo povo que acreditou em muitas das promessas acima citadas, em 2005 e novamente em 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, Joao Fontana, continua.. entao as coisas não vão mudar. O branco tambem né zé, fiel caixa do joão, e outros sangue-suga da pmp. Outro dia fui andar pela zona rural, e vi que o colega que trabalha na licitação ex-funcionario vale, hoje tem 3000 cabeça de gado uma camionete do ano, e uma linda fazenda. Será como é conseguiu.. o irrequecimento ilicito ta a solta.

Anônimo disse...

A quimica ta solta na pmp. A pequena obra no rosenão, não teve licitação, no minimo a empresa do joao fontana vai tirar 1 milhao pelo serviço. Quem vai pagar ? logico a famosa quimica que existia na vale, tambem tem na prefeitura. A pessoa recebe atraves de outra empresa que tem contrato com a prefeitura.. Caso o valor ultrapasse.. é so fazer um aditivo. Alias muita da semob e sefaz consegue aditivos no seu salario