terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DARCI LERMEM - PLANEJAMENTO PARECE NÃO SER O SEU FORTE

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermem, anunciou em entrevista prestada com exclusividade ao Jornal Correio do Pará, em novembro passado, que iria instituir mais cinco Secretarias Municipais para o seu próximo mandato.

Em consulta à Câmara Municipal, foi verificado que até a presente data não foi dirigido àquela Casa, nenhum Projeto de Lei criando tais Secretarias. Quais sejam: Urbanismo, Trânsito e Transporte, Segurança Pública, Esporte e Cultura e Relações Institucionais, sendo que esta última já teve revelado pelo próprio gestor o nome do Secretário, Delmar Steffen.

Nada demais se não fosse pelo andamento orçamentário e da governabilidade do próximo mandado. Todos são cientes que o orçamento para 2009 terá que ser votado pela Câmara ainda este ano. Inclusive, este já foi encaminhado e espera ser colocado em votação pela presidência da Câmara.

O valor do orçamento apresentado para 2009 está na ordem de R$274.000.000,00 (duzentos e setenta e quatro milhões de reais) com uma suplementação em sua totalidade em 65% (sessenta e cinco por cento). Computados ai os convênios já assinados.

Haverá agora, já que restam no máximo quatro Sessões para o término do ano Legislativo, que correr contra o tempo, pois, a criação de uma Secretaria deve passar por trâmites legais:

1. Apresentação no plenário da Câmara;

2. Encaminhamento para as Comissões Específicas,

3. Elaboração de parecer nas comissões;

4. Volta ao plenário para votação.

5. Vai a PMP para sancionar;

6. Publicação.

Todo o trâmite legal acima citado terá que ser acelerado caso o prefeito queira ter receita para o bom funcionamento das novas secretarias.

Além do mais, ele terá que agenciar que a Câmara devolva o orçamento e nele faça alguns amoldamentos, subtraindo e transferindo receitas para as novas secretarias.

Agora um fato me faz inflamar alguns neurônios! Será que ninguém na Prefeitura tem ciência disso? Ou o prefeito, empregando o seu poderoso poder de articulação, está somente querendo ganhar tempo com os aliados e posteriormente alegará que como não haverá orçamento a criação das secretarias será procrastinada?

Se a primeira opção for a correta, o prefeito tem que acelerar Margalho e Cia Ltda. pois o tempo urge. Se a correta for a segunda opção, tudo tranqüilo. Afinal, Darci é Deus em Parauapebas, e com Deus não se discute!

8 comentários:

Anônimo disse...

Com Wanterlor, João do Feijão,Creuza e Avila fora no ano que vem, será que ele consegue aprovar isso em tempo recorde?

Anônimo disse...

Vejo que a criação das secretarias pelo porte de Parauapebas é necessario,mas não vejo a necessidade do apoio do PMDB,muito menos do PSDB, que usando o termo do ex-deputado são lambretas velha, só fazem barulho.Lembro da época do Ver. Altair, falava, criticava e nunca fez nada, pelo contrario por ultimo ainda usufruiu muito da PMP. Tá na hora do Prefeito bater na mesa e começar a mandar. Quem é o todo poderoso desse governo? Po são 274 milhões, podendo chegar a quase 400até o final de 2009! É muito R$ sem controle, pela potencia dos jornais de Parauapebas. Resumindo é triste ver a cidade que vinha crescendo, e ficou estagnada por 4 anos, cresceu somente pela obrigação.

Anônimo disse...

Os tempos sao outros e os comandantes hoje não tem o mesmo poder e autoridade de Bel. A Câmara é submissa?É, mas nem tanto, administrar com o envolvimento da CM é ato de sabdoria.

Anônimo disse...

Darci vai enrolar esses babacas até onde puder. PPS, PSDB, PSDC, PTB, PDT, PV. Tudo não passa de engodo do Pref, Darci hoje, só tem olhos pro PT. Sabe que sem ele o projeto governo do Estado em 2014 é nulo. Se pelo menos ele um bom governo aqui, seria ótimo.

Anônimo disse...

Projeto Governo do Estado isso é um delírio, DARCI não consegue indicação nem do PT de Parauapebas, imaginem ele conseguir passar por cima de Paulo Rocha, Zé Geraldo, Beto, R. Barata, Valdir Ganzer...

Essa gente nossa é maluca, cantam de galo pra não passarem por marreco!

Eu aposto se DARCI, após largar a prefeitura, consegue ao menos ser Dep Estadual, como foi o Faisal por duas vezes. Dep. Federal ele nem sonha!

Um cara que é prefeito do maior orçamento municipal do interior paraense, vital no financiamento da camapnah da Gov. Ana, sua amiga, segundo dizem, e não consegue nomear um secretário de qualquer coisa no governo dela, imagine o tanto que ele é "articulado" pra ser governador do Pará.
Zé Dudu, ninguém no PT leva isso a sério! Nem no PT do Peba! No PT estadual DARCI é motivo de chacota!

Todos vivem sobressaltados, ninguém aparece aí em Parauapebas, todos têm medo de qualquer hora a casa cair. Querem distância!

Para ANA o DARCI é bucha de canhão. Piada de salão!

Pode acreditar! Anota aí!

Governador, né!

Anônimo disse...

Planejamento, só quem planeja nesse governo é o Margalho e o Fontana. Eles planejam como meter a mão no orçamento do povo! O prefito banana, esse coitado, quando abrir os olhos pode tá no cadeado!

Anônimo disse...

Diz que deus, diz que deu, Diz que Deus dará!

Darci o planejador. Rapaz, quando DARCI largar essa prefeitura ninguém vai querer sabre dele mais pra nada. Pergunte como ficou a AMAT depois da passagem dele por lá. Aquilo quse faliu, acabou, tá soterrada politicamente, um nada, vizinho do cucunhado do zé-ninguém.

Parauapebas, pagou pra ver e verá!

A cidade é um caos, trânsito ruim, saúde pública um martírio, educação e desvio de recursos da merenda escolar, índices pífio para um município que sobram recursos!

O cara não planeja nada, se o que se ver é fruto de planejamento, tá mal demais!

Anônimo disse...

Pô Zé Eduardo pelo jeito os Branquinho da Bel continuam firme em campanha, tem uns que se morderem a lingua morre envenenado. E como diria Chico Buarque "Agente vai levando"