quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

COMO SURGIU A INTERNET

Texto de Rowan Pedro Araújo *

ORIGEM DA INTERNET, INFLUÊNCIAS CULTURAIS E SEUS EFEITOS NAS EMPRESAS E NA DIMENSÃO DOS NEGÓCIOS NOS ANOS 2000

A origem da Internet é muito estudada, devido a sua importância no mundo atual. Os estudiosos dizem que remonta nos anos 60, período histórico de Guerra Fria entre as duas potências mundiais, os EUA e a União Soviética.

As preocupações com os ataques e estratégias militares eram estudadas por homens extremamente inteligentes e criativos a serviço destas potências, a maioria físicos, químicos, engenheiros de todas as especialidades e com vocação de desenvolvimento tecnológico. As inovações na manipulação de dados eletrônicos provinham dos militares norte americanos que começavam a vislumbrar a dimensão das informações, para assim avançarem em seus objetivos. “Os dados nos gera a informação, ela é combustível, que alimenta nossas idéias, e esta as nossas estratégias”, ressaltavam os orgulhosos Generais norte americanos da época.

No conceito militar alguns historiadores definem que a estratégia é um conjunto de táticas, para mudar posições e comportamento para atingir um determinado objetivo. Desta forma este conceito caracterizava as ações e pensamentos dos militares, frente o ambiente da Guerra Fria que imperava e colocava as relações tensas e conflitantes.

O Department of Defense, o Ministério da Defesa americano, durante a Guerra Fria, estudava com uma visão altamente estratégica uma forma de melhor proteger os dados militares. Mesmo no caso de um ataque inimigo, precedido de bombardeios pesados, os dados não deveriam nunca ser destruído. A única solução técnica e totalmente viável era uma rede eletrônica de dados eficiente, capaz de assegurar que estes dados deveriam estar armazenados em diversos computadores militares, distantes uns dos outros.

Havia uma preocupação neste projeto de tratar as modificações. Os dados deveriam ser atualizados em todos os computadores no menor espaço de tempo possível. Cada computador deveria ter várias opções de vias de comunicação com todos os outros.

Desta forma, a rede continuaria funcionando mesmo que um computador ou uma via de comunicação fossem destruídos, preservando assim o histórico e o aglomerado de informações de interesse militar. Neste ambiente de requisitos estratégicos nasceu a Internet, que vem modificando a cultura do planeta. Inicialmente foi liberada para o uso acadêmico e posteriormente aberta ao mundo.Dizem que o desenvolvimento do conceito da Internet demandou na época um grande esforço dos técnicos e engenheiros que com um trabalho ininterrupto e dedicação exclusiva, atendiam este projeto de fins militares.

O nosso ex-professor de Tecnologia Industrial, Rogério Lima, ressalta que a cultura militar, queira ou não, trouxe muitos avanços nas escolas do mundo inteiro, sendo o mais importante à origem da Internet, conforme abordamos.

Em outra colocação acadêmica que se refere à Gestão de Mercado, ele ressalta com muita ênfase o Marketing dos Estados Unidos, tido no inicio como o conceito de acompanhar a movimentação de mercado. Estas ações fizeram nascer sob as luzes do comercio consumista,característica dos americanos nos anos 60, o Marketing profissional e abrangente focando estratégias de gestão de mercado e plano de inteligência, que possibilitava uma visão capaz de enxergar elementos influentes do consumidor para a fábrica como base do Marketing e com as vendas e propagandas da fábrica para o consumidor como bases de Avançar no Mercado, em um sistema composto de pesquisas, estudos de variáveis envolvidas e metodologia para tratar mercado, produto e consumidor.

A influência da cultura militar veio atrelada as principais práticas do Marketing, dentre elas a elaboração de estratégias competitivas para vencer concorrentes no mercado, uma espécie de “guerra de mercado”, o que identifica com as abordagens de alguns autores que já dizemos anteriormente, ou seja, a estratégia entendida como um conjunto de táticas, para mudar posições e comportamento para atingir um determinado objetivo. Esta é portanto a forte relação cultural com o Marketing aplicado.

Importante ressaltar que nas aulas de Teoria Geral da Administração. É mostrado que o sistema hierárquico do exército foi decisivo na composição de algumas formações administrativas. Falo da distribuição do sistema hierárquico do general ao soldado, onde o desenho mostra um retângulo com o nome interno do titular e da patente, trazendo as linhas verticais como subordinação direta e as linhas horizontais para pares de função.

Este desenho inspirou a criação do organograma funcional nas empresas e são referencias de gestão nos mais variados cenários, indiferente do porte e locais onde estão posicionadas geograficamente. O clero, desenvolveu versões pioneiras também sendo o inicio de tudo. Estas abordagens foram base da origem do modelo hierárquico, e que com o tempo veio a consolidar esta inspiração de padronização das estruturas organizacionais das primeiras empresas / indústrias que surgiram para alimentar os mercados consumidores geridos na força industrial por profissionais de trabalho com as respectivas e atribuições dos cargos formalmente reconhecidos nas organizações.

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma outra invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone e rádio prepararam o terreno para esta realidade, porque todas estas invenções embora magníficas e de grande importância, não tiveram a capacidade da integração tão ampla e eficaz como o computador combinado na Internet.

“O número de internautas residenciais ativos em dezembro de 2007 ficou em 21,4 milhões de indivíduos, 48,4% mais do que em dezembro de 2006 e 0,7% menos que no mês de novembro”. Também continuamos a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta entre os 10 países monitorados pela Nielsen/Netratings, com 22h59min, 5 minutos menos que em novembro de 2007 e 1 hora e 20 minutos acima do tempo de dezembro de 2006. Completam a lista dos cinco países com maior tempo por pessoa no domicílio a França (20h34min), os Estados Unidos (19h47min), a Alemanha (19h00min) e o Japão (17h46min). (Itália, Espanha e Reino Unido ainda não divulgaram seus dados de dezembro de 2007).

O Brasil ocupa a 4ª posição mundial de vendas de computadores, foram 2,1 milhões de maquinas negociadas em 2007. O crescimento da Internet supera e assusta as entidades e institutos de pesquisas, já são 1,6 bilhões de usuários no planeta, superado apenas pelo número de celulares que estão na casa dos 2,7 bilhões.

Vimos em 2007 uma série de trabalhos que me chamaram a atenção. A Internet está reduzindo a distancia, a história e tempo de resposta em vários processos, e mais; tem gerado conhecimento, controle e evolução de processos em velocidade assustadora e. gerando resultados. É uma ferramenta de trabalho importantíssima.

Recentemente em um de nossos Seminários de MBA, um médico de Governador Valadares MG, propunha um Banco de Dados Internacional da Saúde, contendo registro de um paciente desde o seu nascimento, contendo observação do médico, se a criança teve choro normal etc até os resultados dos exames de sangue, pressão sanguínea e outros, associados a sua vida clinica atual.

Ele observa que esta ferramenta é capaz depois de 20 ou 50 anos, acompanhar este paciente. E caso este paciente esteja com um problema de saúde na Alemanha. O médico alemão é capaz de ver eletronicamente sua ficha, e todo o comportamento de sua saúde / histórico, desde, o dia de seu nascimento, podendo tomar ciência de quais medicamentos usou, quais cirurgias foram efetuadas ao longo da vida, podendo ainda simular em um módulo de pesquisas a tendência genética dos seus descendentes. Isto com capacidade de combinar dados de prevenção da saúde de até três gerações descendentes. A Medicina Internacional teria um avanço no tratamento da saúde, acerto em diagnósticos e tratamento eficaz, jamais visto no planeta.

Um Analista de Sistemas da MA-Software, já coloca outros grandes desafios, ao dizer que à medida que temos grandes avanços e soluções, temos também grandes problemas. Ele cita que na Internet se encontra pedofilia, terror, redes criminosas e tudo mais. Como defender cada vez mais dos hackers e a própria evolução deles?

Eles podem destruir dados importantes, destruírem arquivos imprescindíveis e causarem problemas. Estes riscos e esta preocupação vão crescer junto com a Internet, e quando falamos de Internet, já falamos em um mundo dinâmico, onde um simples comando eletrônico movimenta milhões, decisões gigantescas são tomadas, informações rodam o planeta em segundos, grandes negócios são fechados, e conectam milhões de computadores e pessoas. A dimensão de tudo isto é grande e fantástica e vai do controle do desmatamento, a apuração de eleições, ou até mesmo uma simples mensagem irônica.

As vantagens são grandes de um lado e os riscos do outro. Mas é inegável a evolução, o uso, a eficiência da Internet e o próprio fascínio, eu diria. Isto vem fazendo a diferença. A Internet, já pode ser resumida em 4 E´s. Eletrônico, Econômico, Eficiente, Encantador, ou a “Estrela da Informação” como vem sendo chamada.

* - Rowan Pedro de Araújo é Administrador de Empresas com Especialização em Marketing, Pós Graduado em Desenvolvimento sustentável com Ênfase em Economia Local, Pós graduado em MBA- Gerencia de Projetos PMI, Membro da Fundação Cezar Diaz de Pesquisas Industriais, Estatística e Tecnologia de Gestão.

Nenhum comentário: