sexta-feira, 31 de outubro de 2008

TSE CONTINUA TRABALHANDO EM RITMO ACELERADO

Para o TSE não importa o resultado das urnas. Alguns prefeitos, eleitos, tiveram seus registros de candidaturas indeferidos por aquele Tribunal e não vão ser diplomados pela Justiça Eleitoral.

777 candidatos a prefeito foram às urnas sub judice. O TSE está julgando todos os casos e não informou ainda o número de prefeitos eleitos que já foram indeferidos.

Os dados até agora disponíveis indicam que a polêmica sobre a divulgação da lista dos candidatos com "ficha suja" aumentou o rigor da Justiça na hora de conceder os registros. O TSE estima que o número total de candidatos barrados seja recorde. Em 2000, foram 18, em 2004, 42.

No caso de um candidato eleito ter o seu registro cassado, seus votos são automaticamente anulados, e o segundo colocado assume o cargo.

Neste ano, a Bahia foi líder no número de candidaturas indeferidas. Foram 93 casos, parte deles ainda em fase de recurso. Em segundo vem o Estado de São Paulo (84), seguido de Minas Gerais (59) e Paraná (59).

O PMDB é o partido com maior número de problemas desse tipo com a Justiça Eleitoral. No total, 158 candidatos da legenda tiveram o registro negado em uma das instâncias. Tradicionalmente, o PMDB é o partido com o maior número de candidatos. Neste ano, teve 2.525 disputando prefeituras.

Os tucanos aparecem em segundo no ranking, com 99 casos, seguidos de democratas (76) e petebistas (61).

Nenhum comentário: