terça-feira, 28 de outubro de 2008

SECRETARIA DE SAÚDE

A saúde de Parauapebas, contestada nos últimos oito anos, tanto na última administração Bel Mesquita quanto nos quatro anos de Darci deverá ser encarada pelo prefeito como uma das prioridades para a próxima gestão.

É notório que houve uma melhora significativa a partir de maio de 2008 quando o Dr. Charles Agnello Borges II, assumiu a direção do Hospital Municipal, levando àquela Instituição profissionalismo e carisma para com os funcionários. O que se viu foi uma diminuição rápida das filas na emergência e ambulatórios, melhor qualificação do pessoal, além de um prazer em servir por parte dos funcionários.


Dr. Charles faz parte do PT (DS) de Darci e Ana Júlia e, tem junto a estes, grande prestígio e apoio nas decisões.

Com o novo governo em 2009, nada mais justo e benéfico para a população e para a carreira política de Darci, que a efetivação de Dr. Charles à frente da Secretaria de Saúde do Município. Competência, honestidade, dinamismo e credibilidade com os funcionários são requisitos indispensáveis ao futuro Secretário. Isso Dr. Charles já demonstrou ter de sobra.

A participação do PDT de Evaldo na atual Secretaria de Saúde, longe de ser vista como há quatro anos, onde houve uma fase de transição política, deve ser lida hoje como catastrófica. Tanto no sentido da ingerência do Vereador do partido, Adelson, como no sentido administrativo e até familiar (a participação de sua cunhada D. Renilda da Karibe, foi desgastante politicamente para a administração). Parauapebas é hoje líder em Dengue e pode-se dizer que Evaldo não administrou com céu de brigadeiro. Apesar de mantido no cargo, saiu-se enfraquecido nas eleições, onde esperava ser o vice na chapa encabeçada por Darci.

Darci deverá nomear para o próximo mandato, um secretariado mais técnico. Os acordos políticos de sua primeira eleição foram mantidos, na medida do possível. Para esse pleito, tais acordos foram feitos visando essa administração técnica a ser implantada.

A decisão, na questão da saúde, será sempre do gestor, que poderá optar novamente pela “OPÇÃO” política ou para o bem do município, pela técnica com a efetivação do Dr. Charles Borges. É aguardar pra ver quem tem garrafa seca pra vender.

23 comentários:

Anônimo disse...

Charles é gente boa. Não sei se daria certo pois é muito a cara do PT, parece que o PP já solicitou essa Secretaria.

Anônimo disse...

Parece que as coisas vão ficar como estão,saúde é OPÇÃO. vai faltar os direitos e tome mais problemas!

Anônimo disse...

ficara tudo como antes,o p trambique,e a cumpanhêrada a botar pra quebrar,hêita mundão bão sô
DEIXA O HO
ME TRABAIÁ.E o povo só se lascando

Anônimo disse...

Espero que Dr. Charles seja realmente o proximo secretario de saude. Apesar de que não sei se ele aceita. Está ali um homem de competencia e honestidade que eu duvido que alguem possa falar algo contra ele. Charles tem outros atividaes, onclusive sua escola em Marabá, porisso acredito que ele não aceite esta secretaria. Ele tem um nome a zelar e mesmo sendo partidario do prefeito acho que ele vai se manter na retarguarda somente apoiando como foi o caso do hospital. Seja o que for decidido eu confio de olhos fechados nele.

Anônimo disse...

Temos OPÇÃO??

Anônimo disse...

O nome de Charles é uma boa opção para administrar a saúde em Parauapebas nos próximos 4 anos.
Mas Evaldo da Opção já teria inclusive prestado declaraçãoes a repórter da cidade afirmando que nem Bin Laden tiraria ele da função de secretário.
Taí mais um problema para Darci resolver.

Eldan de Lima Nato disse...

É esperar para ver. Acredito que, mesmo com as conjecturas sendo feitas a partir de agora, ainda falta muita (in)decisão acontecer.
Só a hipótese de Darci fazer um governo mais técnico e menos "de conchavos" já deixa quem espera que aconteça um governo "menos catastrófico" esperançoso. Difícil é ter independência pra fazer isso.

Anônimo disse...

Tem jente que le esse blog so para comentar anonimamente falando mau seja de quem for outros pra faser acuzações sem necho.

Anônimo disse...

Espero que realmente o Dr. Charles seja o novo secretario de Saude, desde de que ele entrou no Hospital Municipal , é notória a mudança pra melhor. Estou torcendo pra que isso aconteça.

Anônimo disse...

Olha Zé \dudu, acho que não vai dar não, pra emplacar o |Charles. Ele tá fazendo um lobby muito forte. Ele mesmo vem fazendo comentários aqui, anonimamente. Ele quer muito! Mas é fraco politicamente. É só ele e mais ninguém. QWuando se é fraco politicamente assim, tem que ser muito, muito bom, tecnicamente. Ele não é. Isso atrapalha. Dr. Afonso é o nome. Quanto a Evaldo, nada a ver.....já passou a fase dele.

Anônimo disse...

Dr. Afonso nao tem o respaldo de sua classe para ser Secretário. Causaria no futuro, um constrangimento político e até social se por ventura algo desse errado na administração do Dr. Afonso. Outra coisa é que vice é vice. O PP não fez vereador que daria sustentação para o nomeado.
Darci se for inteligente não entregará secretarias problematicas para outros partidos aliados. É aquela situação, se der certo foi a cúpula do outro partido, se der errado quem leva a culpa é o PT.

Anônimo disse...

O PMDB vem forte na campanha 2010, é o maior partido do Brasil, vai sair com candidato a presidente e governador. A nomeação do secretariado de darci terá que ser bem planejada. Os partidos hoje aliados terão candidatos próprios para Estadual e Federal, isso é certo. Passar a finanças e a saúde para o PP de Zacarias que é pau mandado dos políticos da capital seria escrever agora o suicído político do PT em 2010, pelo menos na região. Ana vai querer isso? O atual secretário de finanças e virtual candidato a deputado quer? Barganhando agora as secretarias, quem impedirá uma reeleição de Bel ou como disse o blogger uma eleição para estadual, onde o PT está fraco. Jáder já está acordado com Paulo Rocha, os dois serão senadores. Parauapebas com deputado e o Estado de Carajás? Podem dar adeus a isso.

Anônimo disse...

Consolidar nosso eleitorado popular e ampliar nossa base social para a classe média nova, como fizemos em 2002 e 2006 conquistando o centro político do país. Eis aí o grande desafio do PT.

Anônimo disse...

Somente a çegenda PT fez mais de 20mil votos. Se tem um partido que mostrou força, esse partido é o PT. Não tem que sucatear nada, aos aliados, secretarias de pequeno porte. Saúde tem orçamento próprio, é fonte pagadora. Não pode ficar nas maõs de terceiros. Dr. Charles seria a melhor escolha? Sendo um (a) do PT, pode-se trocar se estiver dando errado. Já de outro partido . . .

Não se esqueçam da Dra. Margarida que sempre esteve à frente da Saúde e é amiga pessoal do Darci.

Independente do nome a saúde tem que ficar com o PT, nem que seja o futuro desempregado Wanterlor.

Zé Dudu disse...

Darci já tem esse nome escolhido e só revelará em dezembro. O resto é especulação.

Anônimo disse...

Nós cidadãos de Parauapebas merecemos uma SAÚDE PÚBLICA com competência e profissionalismo. Não temos que levar em consideração partidos rotuladas ou não, temos de pensar o que é melhor para o POVO. O nome do Dr. Charles é ideal neste momento já que ele tem mostrado muita competência dentro do Hospital Municipal.

Anônimo disse...

Se é pra falar bem do Charles n
ão precisaria do anonimato. precisaria?

Anônimo disse...

é caro amigo, não precisaria mesmo ser anonimo, mas eu mesma não me declaro porque nessa gestão ai fui perseguida (como outros), botaram uma profissional para ver o meu trabalho, vcs não tem ideia como os servidores da saúde estão aflitos. e os chefes fazem reunião dizendo "nós vamos continuar viu, se preparem".

Anônimo disse...

Uma campanha inteira tentando abrir os olhos dos parauapebenses sobre a (in)capacidade gerencial deste governo. Agora uma campanha para abrir os olhos deste governo por amor a Parauapebas.

Anônimo disse...

Que isso gente pra que tanta, coisa

bom no mandato que está terminando O prefeito João Fontana, OPS quiz dizer prefeito Darci já tem tudo sobre controle..

Na esperaçã de dias melhores

vamos ter um Açogueiro nas finaças.
Lojista na Saude,

Um motorista de van como chefe de gabinete,

Um Operador de caminhão pesado na obra.. hum que contra mão eu em!!!

O mais coerente seria

*Engenheiro Civil na OBRA.
*Administrador com especialização Hospitalar na SAUDE.
Um Jornalista na COMUNICAÇÂO..

Pedagogo na EDUCAÇÂO..

RELAÇÔES PUBLICA como chefe de gabinete.

ASISTENTE SOCIAL como secretaria da Semas.

ECONOMISTA nas finançã

AGRONOMO NA agricultura.

sedcretáriado totalmente tecnico sem policagem, administrado para todo, não apenas para um grupo de Petista.

Seria O ideial para mais fazer um governo dos sonho. NP direto ao assunto.

Anônimo disse...

Faça a escolha que fizer, Darci terá grandes problemas para administrar a cidade. As contas da PMP continuam atrasadas e alguns fornecedores e prestadores de serviços ja ameaçam largar o barco e entrar na justiça.
A secretaria de finanças espera por um milagre para sanear as contas e esse milagre tem nome: VALE.

Anônimo disse...

Zé Dudu, gostei da matéria! Além de todas as qualidades descritas, Dr. Charles é um homem resolutivo! A saúde de Parauapebas e o governo de Darci precisam deste camarada como secretário.
Grato,
Kelson O. Batista
Dep. de Gestão do Trabalho da SEMSA

Anônimo disse...

Primeiramente Estou postando anonimo pelo mesmo motivo já escrito anteriormente, evitar perseguição.
Na minha opinião, se Darci colocasse uma boneca inflável para comandar a secretaria de saúde já seria uma grande avanço!!!! A OPÇÃO atual não entende nada de saúde!!! se alguém já conversou com ele, notou que ele entende de números e não de tratamentos!!!talvez seria uma opção para a finanças, mas jamais para a saúde!!! quando ele estave afastado, colocaram outra pessoa no lugar dele que entendia o que de saúde??? uma ex-"cozinheira" do hospital??? Isso chega a ser uma palhaçada!!! O Dr. Charles tem uma formação na área de saúde, além de SABER OUVIR e ter vontade de trabalhar. Em menos de 1 mes ele mudou coisas no hospital que na gestão Evaldo não mudaram!!
Se a saúde tem que melhorar, isso só acontecerá com esta mudança