terça-feira, 14 de outubro de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA

Entenda a reforma ortográfica da língua portuguesa.

Saiba o o que pode mudar com o acordo que unifica o idioma nos países lusófonos. Acordo internacional pretende unificar os textos escritos em oito países.

Alfabeto: o "K", o "w" e o y" entram no alfabeto, que passa a ter 26 letras.

Trema: o trema desaparece nas palavras em português. Só fica em palavras estrangeiras, como "Hübner" e "Müller".

Acento agudo: o acento agudo desaparece em ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e "heróico", que ficariam "ideia" e "heroico".

Acento Circunflexo: o cento circunflexo desaparece em palavras com o duplo "o" e o duplo "e", como "vôo" e "enjôo" (que se transformam em "voo" e "enjoo"), e "crêem", "lêem", "dêem" e "vêem", que passam a ser escritos como: "creem", "leem", "deem" e "veem".

Acento diferencial: some o acento agudo ou circunflexo que serve para diferenciar palavras como: pára (do verbo parar) ≠ para (preposição) → para.

Hifen: o hífen some quando o segundo elemento da palavra começar com "s" ou "r". Então, essas consoantes devem ser dobradas, como em "antissemita" (atualmente "anti-semita"), "antirreligioso"" (atualmente "anti-religioso) e "contrarregra" (atualmente "contra-regra"). Exceção: quando os prefixos terminam em "r" se mantém o hífen. Como em "hiper-requintado", "super-resistente".

Portugal: cerca de 1,6% das palavras são alteradas. Os portugueses deixarão de escrever "húmido" e usarão úmido. As consoantes mudas também somem: o "c" e o "p" nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em "acto" ("ato"), "baptismo" ("batismo) e "óptimo" ("ótimo").

Fonte: G1.

5 comentários:

Joás Medeiros. disse...

Olá amigo Ze. Estou passando por aqui pra dizer que sou um dos espectarodes do seu blog. Sempre acesso em busca de novas informações. Um grande Abraço.

Ah! Se não for muito encomodo passa la no meu blog.

Anônimo disse...

Parabens pelos 50.000 acessos, a nossa cidade merece ter um meio de divulgação como este.

Zé Dudu disse...

legal Joás, ja visitei seu blog e estarei adicionando ao favoritos. Continue firme sempre postando idéias que com certeza é de proveito de muita gente.

Obrigado Rildo pela força, estaremos aqui, na busca de uma Parauapebas melhor e conto com vc para isso.

Anônimo disse...

Aí, boy!!!
Zé Dudu é só cultura!!!

Tá vendo porque sou tua fã?

Beijos!

Zé Dudu disse...

- O acordo ortográfico entrará em vigor em janeiro de 2009 e a partir daí, por 4 anos, até dezembro de 2012 as atuais grafias serão aceitas como corretas.