segunda-feira, 6 de outubro de 2008

QUEM GANHA E QUEM PERDE

Passada a eleição, é hora de comemorar a vitória para quem se saiu vencedor e de fazer análises e conjecturas para os derrotados. Alguns pontos devem ser evidenciados nessa eleição municipal. Às vezes, nem sempre quando se é derrotado, se perde. Existem males que vem pra bem, e essa eleição municipal serviu de lição para muitos candidatos, fomentadores financeiros e militantes.

A derrota deve ser analisada de forma simples. Entra-se em uma campanha, onde só um vence, pra ganhar ou pra perder. A derrota, assim como a vitória, faz parte do processo de aprendizagem a que todos nós devemos passar.

Muitos agora assumirão a paternidade da vitória e/ou se colocarão do lado vencedor, dizendo que sempre confiou na vitória, apoiando, trabalhando e blá,blá,blá... Quando na verdade, torciam pelo contrário ou até mesmo se dedicaram para que o resultado fosse diferente.

Darci venceu, com uma margem superior à esperada por este blogger e tem todos os méritos para isso. A ele ou louros da vitória. Parabéns Professor! Professor porque soube dar uma aula de como se deve fazer política. Sabendo de suas limitações, teve a sabedoria para liderar e assumir uma campanha, nomeando e agregando pessoas que se mostraram profundamente capazes de arregimentar um exército em prol de um objetivo, de mostrar aos adversários que estavam unidos, que o discurso era só um, a vitória.

Enquanto nas outras candidaturas, se digladiavam em busca de espaço, o “professor” e sua trupe se mantinham unidos. Não havia disputa por poder interno e não se discutia quem iria ser o que quando a vitória chegasse. A cronologia ensinada pelo “professor” era que primeiro deveria se ganhar o bolo, depois dividi-lo.

Darci se saiu vitorioso porque soube usar as armas que tinha a seu dispor. Usou a máquina administrativa de forma completa. Tinha uma prefeitura com uma folha de pagamento de 13 milhões mensais onde todos os funcionários estavam trabalhando para o candidato. Alguns involuntariamente e até mesmo contrariados, mas trabalhando. O mar vermelho ocupou as secretarias e autarquias do município e isso levou Darci à vitória. Merecida? Sim, claro! Não se pode tirar o mérito do vencedor.

Passada a festa se abrirá o cofre e se verá uma baixa muito grande no tesouro real. Os esforços financeiros para a vitória foram desmedidos, e até mesmo irresponsáveis em certos pontos. Como em toda campanha, é chegada a hora de cumprir os compromissos assumidos. Rever as alianças, fazer novas. Terminar o atual governo dentro de uma normalidade básica para depois tentar cumprir as promessas de campanha, no próximo.

O erro dessa campanha vitoriosa de Darci, na opinião desse blogger, vai à composição da Câmara de Vereadores. Mas isso será motivo para outra postagem. Agora é hora de observar, vitoriosos e derrotados. A vida continua e os outrora inimigos, voltam a ser amigos. Juntos acontecerão àquela pelada, aquele churrasco, aquele encontro no boteco para botar o papo em dia, a política será deixada de lado. Temporariamente.

Isso é a democracia. Saber ganhar e saber perder. Na grande maioria dos casos a vitória ou até mesmo a derrota não influencia em nada no modo de vida das pessoas que levantaram bandeiras, brancas ou vermelhas. Alguns poucos são prejudicados com o processo político. Alguns poucos são beneficiados.

Continuaremos aqui. Teclando sempre em prol de uma Parauapebas melhor, mas justa e com qualidade de vida melhor para todos. Passada a política e a campanha, falaremos de políticos, de pessoas, de fatos e acontecimentos que marcaram e marcarão nossa cidade. Assuntos com certeza não faltarão.

26 comentários:

Anônimo disse...

Legal a charge. Mostra bem como será o futuro Governo do Darci. Atrelado a dívidas milhonárias, ele dependerá exclusivamente do crédito com a Vale para estabilizar as finanças públicas. Será que conseguirá fazer uma composição da dívida? Há muito que se fazer e a Vale nao sinaliza ter convivência pacífica com Darci. É esperar pra ver...

Anônimo disse...

É isso ai, Zé!
Bola pra frente. Quem apoiamos e torcemos, não venceu a batalha, mas não perdeu a guerra.
Parabéns pelo seu trabalho nesse blog. Espero só que, agora você não sofra qualquer perseguição, por mostrar ser opositor.
Lamentável, que esta cidade fique mais 4 anos sob administração de pessoas desqualificadas.
Bel, estou com você sempre!!!

Anônimo disse...

SOMENTE DOIS........
UM GANHA: DARCI

OUTRO PERDE:POVO

ACHO QUE O POVO SO VAI TER O QUE MERECE E AINDA E MUITO POIS NUNCA IMAGINEI QUE SERIA ASSIM MAS GENTE TEM MEMORIA CURTA ARROCHA AI PT E DETONA ESSA PREFEITURA AI.
E ISSO QUE O POVO QUER E A POPULAÇAO PEDIU ENTAO QUEBRA TUDO

Anônimo disse...

Prá memória mais curta do que daqueles que apoiaram a Bel. 08 anos de mandato numa Prefeitura que caía aos pedaços, umas escolas que funcionavam em predios (fornos) de madeira cobertos com brasilit... Com a melhoria que teve nos anos de mandato do Darci é lógico que não tinha como o povo se lembrar da Bel, nem de longe. Então anônimo das 10:10 fique tranquilo as coisas vão melhorar mais ainda. Se todo argumento da oposição era só água, isso será resolvido em breve, além do que o inverno está chegando. Pega leve.

Anônimo disse...

Anônimo das 09:47, tá com peninha da Bel, leve ela prá você!
Observe que não é assim se qualifica a nova administração, pois você deve ter os seus também lá (vereadores) que têm o papel de fiscalizar a administração, se foi suas intenções, pois façam sua parte, afinal de contas eles tem compromisso com o povo que o elegeram.

MaryelMendes disse...

Sempre passo por aqui e acompanho as mentiras sobre a campanha, sempre em benefício da Bel. Claro que entendo que o autor do blog não foi o autor das mentiras, mas se deixou levar pelos documentos falsos que a coligação peemedebista criava.
Houve desculpa sobre a pesquisa Ibope e pensei que hoje veria uma boa (e mentirosa) desculpa para justificar a derrota. As urnas comprovaram a pesquisa e agora o bordão "é 15 neles" se voltou contra quem o criou, pois "deu 13 neles".
Salvos alguns trechos, este texto pós-derrota é um dos melhores que já vi neste blog e trata o tema com uma elegância que eu não esperava.
Os eleitores da Bel, do Rui, do Marden e do Alessandro merecem respeito, pois apenas definem um lado, conforme o que julgam ser melhor de maneira coletiva. De igual forma eu respeito o redator deste blog, pois escolheu um lado e o defendeu, mas faço votos de que numa próxima oportunidade a escolha do lado a ser defendido não seja direcionada a alguém que usa de meios que divergem da verdade, da moral e da honestidade para alcançar seus fins.
Sucessos!
13 neles!

Maryel Mendes

Anônimo disse...

MARIEL QUEM NAO TE CONHECE QUE TE COMPRE HEIN........
so tem duas maneiras de se chegar ao lado certo POR AMOR OU PELA DOR infelismente o seu lado e por a dor pois toda provaçao que voce tem passado ainda nao foi o suficiente pra voce mudar seu coraçao ainda continua com rancor vingança e muito arrogante.

mas voce e novo e nao se preocupe nao um dia o pt cai e voce junto com ele isso e se voce durar ate la ne!!!!!

Anônimo disse...

Acompanho este blog desde o início das eleições. Tenho visto muitos comentários, favoráveis ou não, à postura deste blogger. Eu quero parabenizar a vc Zé Dudu, apesar de sua parcialidade em relação à candidata Bel, demonstrando seu apoio, como cidadão, eleitor e homem livre que é. Confesso que o resultado das urnas não agradou a mim também, mas devemos realmente respeito ao prefeito eleito, ateh pq, msm contra a vontade de alguns, ele venceu o pleito, dentre estes alguns, eu mesmo. parabéns pelo sucesso do blog, e desejo muito mais sucesso pra você. Quanto aos eleitores do 13, sinto um discurso de pessoas que têm algo entalado na garganta, como se tivessem q rebater alguma crítica. Comemorem a vitória, pois o atual prefeito merece, os eleitores, nem tanto.

Anônimo disse...

O que é Anderson? Que estás a dizer? Os eleitores não tinham nada entalado na garganta, pois o que tinham foi retirado prá sempre em 2004. Essa nossa vitória (de novo) foi só a confirmação de um trabalho de mudança sem retorno. Quem vencerá aquele que trabalhou muito mais do todos os governos anteriores (12 anos)juntos. É ver prá crer. A cidade continuará melhorando. Aguardem!

Anônimo disse...

Ilm.Sr. Anônimo das 11:36,
Pena? Tenho sim, mas do município. Pense com a lógica: Bons o ruins, administradores de municípios tem o primeiro mandato para mostrar serviço, fazendo assim, alicérce para o segundo mandato. Já não é o caso de Parauapebas.
Ah! Só para lembrar, o sentimento de pena, serve para pessoas pobres de espírito... tipo você.
Por Bel, só adimiração.
Mas, como sei que PT é sinônimo de baderna e tudo mais, esperarei mais provocações.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Pra estabelecer um contraponto ao 'anônimo do meio-dia', o Mariel eu conheço e compro, ao contrário do que foi dito. Se tranqüilo e sereno ele venceu (no passado, é importante frisar) supostas provações, vencerá também a queda quando cair ao lado do PT, isso se, como você mesmo disse, ele durar até lá, né? Se você, anônimo do meio-dia, falou de durar no sentido de viver, eu acho que vai durar muito mais (só Deus sabe), mas se foi no sentido de permanecer ao lado do governo petista, vale citar que em política não há segurança pra ninguém e todos precisam aprender a subir e descer.

Zé Dudu, parabéns pelo blog e pelas informações rápidas. To acompanhando o caso Zacarias, que está muito curioso.

Anônimo disse...

foi exatamente o que eu disse: Vc não tem nada q rebater o q eu disse, jah q não há nada entalado na garganta, apenas comemore a vitória, pois a campanha de Darci foi digna, a atitude de vários de seus correligionários é que não foi, e acaba sobrando pro prefeito.
Abraços.
PS.: Cada um é livre pra pensar e escrever o que quiser. INCLUSIVE EU.

Anônimo disse...

Não vale mais a pena discutir por algo que já foi decidido, o povo quis Darci e espero que este possa fazer o melhor, por mais que eu não seja a favor. Agora, é esperar mais 4 anos. Darci prometeu e espero que cumpra. Discursões a parte, quero parabenizar zé dudu, por todo o trabalho que fez durante as eleiçoes. Mesmo de longe pude acompanhar tudo da forma mais verdadeira possivel. Parabéns pelas postagens, e esta... mais uma vez, foi esplendida!

Anônimo disse...

isso e compromisso c; povo,isso e melhorar as condicoes do povo. isso e governo cidadao.

Anônimo disse...

O que é isso anônimo das 13:00?
Para sua explanação taí a resposta, assim foi a Bel no seu primeiro mandato, feito para o segundo. Caso o Administrador se comporte assim, o povo saberá tirá-lo como tirou Bel prá sempre!
Então tenha carinho por ela que prá você deve ter sido ótima administradora porque prá cidade não foi. Rico de espírito de quê?
Salve!!!

Anônimo disse...

DE UMA COISA NINGUEM PODE SE QUEIXAR DO GOVERNO DARCI:FOI UM GOVERNO DEMOCRÁTICO.AO EXTREMO.INCLUSIVE COM RELACAO AO DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO:FOI A MAIOR QUANTIDADE DE LADROES REUNIDAS PRA ROUBAR NO MESMO LUGAR. E ISSO TAMBÉM É DEMOCRACIA

Anônimo disse...

xiiii, diser qui a campanha do darci é só harmonia é uma clara demonstração de que o josé eduardo tá querendo uma pontinha no próximo governo. aqui tinha crises mais pesadas do que no pmdb, mais pelo menos nãotinhamos um ednes. o prefeito ta lendo ze, continue assim talves voce arrume uma tetinha aqui tamben

Anônimo disse...

Espirito de "Porco", das 19:39
Bel não foi "tirada". Ela foi tão mal administradora que ficou por 8 anos. E deixe de balela, pois ela ao menos tínha pulso, já o Sr. prefeito...
Rapá! o que tú tá querendo mais?
Vocês já ganharam, então pronto!
Cotinuarei com minha preferência.
O que encabula, é a demagogia de vocês...
Agora, vê se mostra daqui para frente a educação que recebeu, e seja mais adulto.
Parabéns pela vitória!

Zé Dudu disse...

Ao anônimo das 22:04, não se preocupe. Não estou disposto a arrumar nenhuma boquinha no governo. Graças ao bom Deus não necessito. Pode ficar tranquilo que não tomarei seu lugar. Uma pergunta: Vc tem algo contra a letra "z"???

Anônimo disse...

Ô coisinha das 22:04
Volta para a sala de aula...ts,ts
Não me deixe continuar achando, que a grande maioria petista, mal sabem assinar o próprio nome.
ah!Mas você tem recurso do micro!!!! Poderia usar, para não pagar mico, tentando provocar...,talvez não saiba usá-o...ts,ts,ts

Ah! e parabéns pela vitória.

Anônimo disse...

José Eduardo, esse texto mostra bem sua posição de oposição ao atual governo sem perder a elegância democrática. Reconhece a vitória adversária e se mostra preocupado com o próximo governo. Claro cobrando para o seu candidato derrotado algum benefício que o atual prefeito poderia distribuir. Parabéns pelo texto. Continue com esse veículo que com certeza movimentou a política. Só os tolos não viram isso.

Anônimo disse...

Concordo com você, anônimo das 00:14...
O Zé, está de parabéns pelo trabalho que fêz durante todo esse tempo. Pena que existe pessoas, que pelo simples fato de um opositor dar os parabéns ao vencedor, já julguem mal. Mas tudo bem, só estão mostrando educação que tem...

Anônimo disse...

Valeu Zé Dudu..mto bom seu texto. Encarou a vitória de Darci com sensatez e elegância. E é assim que todos os eleitores de Bel devem encarar. Governo nenhum irá agradar a todos..nunca. De fato assumo que o governo de Darci não me agradou em nada..nada mesmo. Espero mesmo é que ele resolva o problema dessa água, pois não aguento mais vizinho pedindo tamanha 07:00 da manhã p usar a bomba (haja energia no fim do mês) e que ele ASFALTE o bairro Betânia, pois ainda tenho a esperança de morar lá em minha casa, já que não consigo alugá-la, pois quem diabos que morar num lugar sem água e asfalto? Quem tem seus motivos para apoiar Darci, parabéns, infelizmente eu não tenho.

Anônimo disse...

O anônimo das 23:20 do dia 06, perdeu de vez as estribeiras. O que foi que aconteceu? Estás estressado? Vai pescar! Se sua comparação a bom administrador é ficar 08 anos no Governo, então aí está o Darci prá fazer mais 04 anos de administação muito melhor que qualquer outro antecessor. É só aguardar! Nós ganhamos sim e queremos que você nos aceite numa boa, para o bem de nossa Parauapebas.

Anônimo disse...

Ao contrário de você, anônimo das 12:03, sei aceitar a decisão das urnas. Extressado!!??? Fico sim, com pessoas do seu tipo, que gostam de provocar.
Como já havia dito: cresça!
Aproveite bem seu governo. Pois eu,como outros não dependemos dele. Lamento só pelo município.
Da administração e Cia, já sei o que farão com o dinheiro do município.
Mais uma vez, parabéns!
Procure algo mais últil para se ocupar.

Anônimo disse...

Darci foi um gigante nesta campanha. Evitou ataques na televisão, tem um respaldo do governo do estado como nenhum outro gestor ou gestora teve. A governadora dos 143 municipios, veio comemorar a vitoria em Parauapebas. Parabéns Darci vc nos apaixonou, voce é lindo sou sua fã. Quando vc fala nos faz sonhar. Sua voz roca aliada ao bom conteudo e as palavras verdadeiras é tudo que um eleitor precisa para tomar lado