segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CÂMARA DE VEREADORES - HISTÓRIA

A Câmara de Vereadores de Parauapebas sempre se manteve parceira dos gestores. Não se viu por parte dos integrantes daquela Casa, em nenhuma de suas composições, uma ferrenha oposição aos gestores municipais eleitos. Contarei a história da Câmara de Vereadores em todas as legislaturas, que foram formadas pelos seguintes vereadores :

1988 - Fernando da Ótica, Egno Nei, Luís Rissardi, Milton Martins, Assis, Chico Brito, Mizael, Zé do Galo e João Brito, sendo esse último vítima de um homicídio o que levou o primeiro suplente, Valdir da Usina a assumir sua vaga. O prefeito à época era Faisal Salmen tendo como vice Renatinho.

1992 - Milton Martins, Fernando da Ótica, Valdir da Usina, Zé Dantas, Nasser Salmen, Jeová, Juca, Zé Batista, Zé Wilson, Dr. Orlando, Odilon Rocha, Rínio Simões e José Dias. Já nesse mandato, tanto Nasser como Fernando renunciaram a seus mandatos, entrando em seus lugares, Cimar Gomes ( que viria a ser prefeito de Canaã dos Carajás) e Valmir Oliveira. O prefeito à época era Chico das Cortinas e tinha Meire Vaz como vice.

1996 - Ademir Paulo Dan ( Juca ), Fernando da Ótica, Zé Wilson, Valdir da Usina , Odilon, De Paula, Renato Resende, Altair Borba, Riba do Gelado, Raimundinho da Ambulância, Ribamar Leite, Francisco Romão e Avenir, sendo que Ribamar Leite renunciou em favor de Valmir Pereira. A prefeita era Bel Mesquita tendo o falecido Milton Martins como vice.

2000 - Ademir
Paulo Dan (Juca), Avenir , Fernando da Ótica, Zé Wilson, Valdir da Usina, Odilon, Zé Batista, Altair, Devanir Martins, Irismar, Caiado, Zé Nunes, e Milton Martins. A prefeita novamente foi Bel Mesquita, tendo como vice Meire Vaz.

2004 - Ademir Paulo Dan (Juca), Percília Martins, João do Feijão, Professor Euzébio, Wanterlor Bandeira, Massud, Creuza Vicente, Francis Resende, Adelson e Ávila. O prefeito foi Darci Lermen e o vice, pastor Moisés.

2008
- Faisal, Massud, Euzébio, José Alves, Miquinhas, Raimundo Vasconcelos, Odilon, Francis Resende, Wolner, Percília e Adelson foram os eleitos que tomarão posse em Janeiro de 2009. O prefeito reeleito foi Darci Lermen que desta vez escolheu como vice o médico Dr. Afonso.

Comentando sobre a Câmara eleita, e ratificando aqui o que foi dito em outras postagens, o blogger acha que o atual prefeito não fez as aplicações e as escolhas corretas. Senão Vejamos:
Dos vereadores que se elegeram em 2004 por partidos que foram oposição a Darci, as únicas reeleitas agora foram Francis e Percília.
A atual Câmara sempre foi muito conivente e atenciosa com Darci. Apesar de que, em seus discursos, o prefeito atacou a oposição, chegando a dizer que não havia trabalhado mais, motivado pelos bloqueios feitos pelos vereadores de oposição, isso ficou constatado ser uma inverdade.
Não houve um único projeto enviado pelo executivo que tenha sido vetado pela Câmara Municipal. O blogger é apoiador daquela premissa que o time que está ganhando não deve ser mexido.
O atual prefeito não fez nenhuma força, não sinalizou nada que possa ser compreendido como parceria para os atuais vereadores de oposição. Não se reelegeram, Ávila,Creuza, Wanterlor e João do Feijão. Parceiros do prefeito. Na oposição se elegeram Faisal e Odilon, notadamente vereadores que vão admoestar o próximo governo em tudo que for necessário. Vão ser oposição ferrenha. daquela de "quanto pior, melhor". Não penso ter agido com sabedoria o atual prefeito. Melhor seria uma boa composição. Sou favorável a premissa de que se puder afastar os problemas, devo fazê-lo quando puder, e o mais rapidamente possível.
Penso que ficaria mais barato, seria mais lucrativo. Mais cômodo e tranquilo. O tempo, Senhor das ações, dirá!


7 comentários:

Anônimo disse...

quero ver um inferno vermelho quando o faisal começar a bater de frente com ele juntamente com o odilon ele vai esta no chamado inferno vermelho.........

Anônimo disse...

só a titulo de informação,caro zé o riba traíra renunciou seu mandato e quem era o suplente que asumiu foi o josé batista.
aproveito o momento para parabenizar a voçe pelo blog,realmente esta muito bom,valêu.

Zé Dudu disse...

Obrigado, o texto já está corrigido. Havia digitado o Devanir no lugar do Romão e o Romao no lugar do Ze Batista.

Anônimo disse...

Para o Anônimo das 21:38, querido, o faisal e odilon sozinhos, no mínimo podem cutucar, esperniar e gritar, mas ñ decidem nada, a maioria na Câmara é nossa! Sâo 7 contra 4, quem decide é a maioria! =) Conforme-se! E PRONTO!!!

Anônimo disse...

Embora sendo a maioria, isto não lhe dá o conforto de tomar as decisões sem que haja as resistências, por isso serão importantíssimos os vereadores que estarão a denunciar os abusos. Assim a população saberá de fato o que está sendo maquinado naquela Casa.

Anônimo disse...

e continuando a conversa (sou outro anônimo, tá), resistência vai existir, sim! mas penso que vai diminuir mais ainda, dessa atual câmara pra outra...são 7 a 4 como o amigo acima falou, e não duvido que daqui pra o fim do governo, alguns da oposição oscilem de vez em quando entre o lado da oposição e governo..vez ou outra pode ficar 8 a 3, 9 a 2, 10 a 1...

IPC: não acredito que a galera do 15 ainda tá fazendo birra!!! éguaaa...

Eldan de Lima Nato disse...

Só não pode é querer impedir que o executivo trabalhe. Fiscalização SIM, birra partidária que interfira nas ações para o bem do povo NÃO. Precisamos entender que política não deve ser uma guerra de oposições. A discussão é, e será sempre, salutar, para o bem do povo, para o bem de quem acabou de elegê-los, tanto o legislativo quanto o executivo.