domingo, 28 de setembro de 2008

DARCI POE CULPA NA CÂMARA POR POUCAS OBRAS

Quem se desculpa em si põe a culpa. Já dizia um velho ditado português.

O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, falando para os militantes do PT em comícios pelos bairros da cidade, anda se desculpando com os eleitores de Parauapebas e explicando os motivos pela não aplicação de mais de um bilhão de reais que já entraram nos cofres da PMP e em equivalência as obras não apareceram. A desculpa agora está na Câmara de Vereadores de Parauapebas, ou nos vereadores do PMDB, partido da adversária - Bel Mesquita. Segundo Darci, a bancada do PMDB é liderada por um vereador que nada fez na cidade.

Em primeiro lugar devemos salientar que o vereador não tem a obrigação de fazer obras. Essa obrigação é do executivo, do prefeito. Cabe ao vereador, solicitar, requerer, aprovar projetos do executivo e fiscalizar as ações deste. Dizer das obras prometidas que não vieram e por a culpa na atual Câmara é no mínimo uma insensatez. Não houve um único projeto enviado à Câmara Municipal durante esses três anos e meio que tivesse sido rejeitado ou questionado pelos atuais vereadores, tanto os de oposição quanto os da situação.

Segundo alguns vereadores, o que está havendo é uma falta de respeito com a atual Câmara Municipal. Até mesmo os vereadores Massud, Euzébio, João do Feijão, Adelson e Wanterlor Bandeira, estão indiretamente sendo atingidos com as palavras do prefeito. Agregados a estes ainda está o vereador Juca (PSDB) que não concorre à reeleição mais faz parte da base do grupo de vereadores que apóia Darci.

Ora, se esses cinco vereadores candidatos estão em um palanque, pedindo votos para si e para o atual prefeito, alegando terem sido eficazes e competentes no fiel cumprimento de seus mandatos, usando isso como base para suas reeleições, não cabe ao prefeito a deselegante função de desmenti-los. Esses cinco candidatos deveriam, ao usar a palavra, fazer a defesa não dos vereadores oposicionistas (se é que o são), mas deveriam defender à Câmara de Vereadores de Parauapebas, a Casa para qual foram eleitos e que está, com as palavras do prefeito, sendo agredida.

Darci ao se pronunciar, ofende a Câmara em um todo. Idiotas aqueles que acham que ele está se dirigindo somente aos vereadores do PMDB. Embutido na sua palestra está à mágoa com Wanterlor Bandeira pelo episódio do embate na escolha do candidato do partido; a desconfiança com Massud que não conseguiu trazer todo o PTB para a coligação apesar dos mais de 350 cargos que o vereador comanda na Prefeitura; a tristeza com o vereador Adelson, que não tem liderança com seu partido que só não está do outro lado porque não foi aceito; a insatisfação com Euzébio que apesar de líder, não lidera nada.

Apesar do prefeito não achar o mesmo, o cargo exercido por ele é maior que sua opinião e democraticamente essa premissa deve prevalecer. Aos políticos devem ser observadas algumas normas éticas que parecem não fazer parte do perfil do atual gestor. Coisinhas simples que são do conhecimento da maioria das pessoas. Regras básicas para o bom convívio:

- Não se deve falar, sem explicar em minúcias, aquilo que pode ter dois sentidos ou várias interpretações;
- Não se fala mal do chefe ou o companheiro de trabalho, a não ser que esteja sendo demitido;
- Não se conta as coisas erradas do vizinho, amanhã serão as nossas que estarão nas ruas;
- Posso achar e pensar tudo. Devo falar somente o necessário.

Busque outros fatos para se desculpar pela mudança que não veio, busque outros fatos para se desculpar pelos erros cometidos cuja responsabilidade é do executivo.

Culpar a população que gasta muita água não justifica a falta dela;

Culpar a população que produz muito lixo, não justifica uma cidade suja;

Culpar a população que adoece muito, não justifica uma saúde ineficaz;

Culpar a população que tem muitos carros, não justifica um trânsito ruim;

Culpar os empresários de Parauapebas que vendem caro, não justifica o atraso nos pagamentos;

Culpar os alunos que não se esforçam, não justifica que tenhamos um IDEB 0,80 pontos abaixo da média nacional.

Alegar que não fez por que não deixaram. Venhamos... Ávila, Creuza, Francis e Percília não podem ser culpados.

Deixar eles deixaram.

26 comentários:

Anônimo disse...

vamos ao tema que despertou o ódio da "turma da paz".
Eles não se conformam com a divulgação da pesquisa que aponta o atual prefeito Darci Lermen mais de vinte pontos à frente da deputada Bel Mesquita. Insistem na tese de que o levantamento foi feito exclusivamente na zona rural.
Ora, coleguinhas, a Justiça Eleitoral existe exatamente para que os inconformados dela se socorram. Que peçam a impugnação da pesquisa! Ou melhor, que façam outra, registrem na Justiça Eleitoral e a divulguem. Por quê não o fazem? Falta-lhes verba? Ou coragem?
Faltando uma semana para sabermos o resultado da "pesquisa que importa" com a apuração das urnas, é tolo tentar desacreditar um instituto com mais de 50 anos no mercado nacional e presente em mais de 10 países.
Perdem um tempo precioso que poderia ser melhor empregado buscando os votos que lhes faltam.
Eu entendo que deve doer muito, para aqueles que se acham tão superiores, tão bons, tão preparados, a derrota para um mero professor. Esperavam que esta campanha fosse um "passeio no parque". Não foi! Achavam que, ao estalar dos dedos, teriam aos seus pés todas as lideranças da cidade. Não tiveram! PP e PTB, por exemplo, demonstraram autonomia e decidiram apoiar Darci. Elegeram a maioria da Câmara. Não a tem mais!
Por tudo isso, como eu sempre digo, vão pedir voto senão "a casa cai". Ou podem ficar chorando pelos cantos, tanto faz, afinal, o choro é livre.
Publica Zé

Anônimo disse...

O darci não fez nada é porque ele é muito incompetente.A partir do dia 1º de janeiro de 2009 bel começará a fazer o que o darci não fez em quatro anos.domingo está bem aí então não esqueça "é 15 neles".

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Beleza Galera
Vou contar uma pra vcs, ontem por volta das 19:00 hs uma amiga que é funcionaria da Pref e apoia o Darci me ligou dizendo Assim.
Oi amigo tudo bem?
tudo.
Escuta tem agua ai na sua casa?
Tem sim depois que o pt começou com a falta dagua abrimos um poço.
Amigo posso tomar banho ai na sua casa e levar uns garrafões de agua pra encher?
kkkkkkkkkkk
Ai eu disse - claro que pode, só faz um favor, se quizer acabar com a falta dagua vota na BELLLLLL.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Minha amiga respondeu.
Pior que é no tempo da Bel a agua não faltava assim.

Anônimo disse...

ZE DUDU ,PORQUE QUE TODO INCOMPETENTE BUSCA NOS OUTROS O PORQUE DE SUA INCOMPETENCIA ? ESSE TOMATINHO DARCI NADA FEZ NESTE SEU MANDATO E AGORA DIZ QUE A CAMARA NÃO O DEICHOU FAZER ! PARA COM ISTO SR PREFEITO ASSUMA SUA INCOMPETENCIA ! VOCE VIVE CULPANDO OS OUTROS PELA SUA INEFICIENCIA ! A AGUA VOCE DIZ QUE FOI CULPA DA BEL , QUE QUE É ISSO HOMEM TA NA HORA DE TOMAR VERGONHA NA CARA E ASSUMIR QUE ERROU , E PEDIR DESCULPAS A POPULAÇÃO.ONDE ESTA O DINHEIRO QUE O MUNICIPIO ARRECADOU NESTE SEU MANDATO ? SERA QUE O MARCELO , O BRAGA O JOÃO E SUA GANGUE TEM COMO NOS DAR UMA DICA ?SR PREFEITO COMO PODES VOCE COM TUDO A SEU FAVOR GOVERNO FEDERAL ESTADUAL E MUITO DINHEIRO DEICHAR NOSSA PREFEITURA IR A FALENCIA ? REFLITA SOBRE ISTO .

É 15 NELES

PRS

Anônimo disse...

O adelson não pode reclamar, ele pegou um lote de esquina no bairro primavera que era o posto de policiamento e construiu um supermercado e uma casa para ele, isso é o que agente esta vendo imagine o resto? Onde já se viu isso um vereador pegar uma área publica e construir um comercio, so aqui no parauapebas mesmo. Onde está os salarios que ele ganhou não dava para comprar um lote com tantos loteamentos na cidade. E voces ainda querem votar no sujeito desse, me poupe e me economize

Anônimo disse...

que tipo de homem e esse que nao cumpre suas promessas e ainda delata seus companheiros nem se quer admit ter errado, alem do mas ele so fala mal de todos so presta se estao do seu lado. detalhe mas e so quando estao do seu lado pois os que tentam sao ameaçados e caçados e esculhambados de todas as maneiras mas e bom ele tomar cuidado alguem ainda abre a boca e ai ele ta na merda.

Anônimo disse...

as duas ultimas "grandes" obras feitas pelo darci, os quebras molas da rua f, já estão se deteriorando mais uma chuva e deles vai embora, darci para fazer um bom concreto tem que ter cimento não adianta so colocar areia e brita, diga isso la para os seu mestre de obras, porque quebrar um asfalto bem feito, por bel, e fazer um buraco não dá

Anônimo disse...

FUI no comicio do 13 ,sabado me arrependi, senti pena de ver o prefeito com tanta euforia anunciar agovernadora, quando amesma aparece, vi quase todos os vermelinhos,de braços cruzados,sem animo nenhum.E ainda inicia, acusando o pessoal da BEL de sabotagem no caso, AGUA.como sempre.culpando alguem pela imcompetencia. Tive dor dos que vieram convcados da zona rural.coitados.

Anônimo disse...

Quando vejo aqele luxuoso predio da pefeitura,com todo conforto e beleza. Questiono sera se a conclusâo pimriro do hospital,onde pessoas precisam todos os dias de un atendimento digno?ficam falando que a saude esta uma maravilha o que vejo è reclamaçâo de quem nâo consegue marcar um exame em menos de 30 dias.E a àgua? tambem nâo è prioridade????????????????.

Anônimo disse...

Dudu:ACOOOORDA!

Anônimo disse...

Não assumir a própria culpa ja mostra que o atual prefeito não tem o principio basico para administrar. Saber dar a volta por cima.

Anônimo disse...

meu caro amigo vermelhinho la de cima seja sincero e responda verdadeiramente conhece alguem que participou dessa pesquisinha faguta posso afirmar vc nao conhece!!!! e ninguem que vc conhece tambem nao conhece alguem que participou os vermelhos ficam comendo sardinha e arrotando caviar......

Anônimo disse...

em seis de outubro o sesp terá de pedir reforços pois vai ter muito vermelho com joelhos esfolados cotovelos sangrando cabeças rolando aguentaaaaaaaaaaa...

so nao sei se vai dar pra atender todos no mesmo dia acho que vamos marcar pra 03 meses de espera ou 02 ta bom vai ser 01 de janeiro pra ser bem atendido........

Anônimo disse...

Zé dudu, o primeiro comentário aí é do Wilson rebelo, aquele rapaz que trabalhava para o Faisal, para o juca, para o Cláudio, para o Juca de novo, para o darci, para o Massud, para o ....

Anônimo disse...

Zédudu,
É bom apurar o que aconteceu de fato com o abastecimento de água. Se foi sabotagem escolarece prá gente!!
O que está acontecendo, o povo precisa saber para discutir com clareza!

Anônimo disse...

ele nao sabe em quem botar a culpa do abastecimento de agua nao funcionar !!! tem coragem de ir na delegacia fazer BO da suposta sabotagem. ta bom agora foi o pessoal da bel que quebrou e antes quem tinha quebrado pois ja nao tem agua algum tempo 3 anos e 6 meses . alguem ta mentindo ai......

Anônimo disse...

Bom Pelo que escutei a Falta de AGUA se deve ao rompimento de um cano que retira agua do rio, o pessoal da prefeitura tava consertando o problema é a falta de responsabilidade com a população, custava alguma coisa pro darci colocar 4 carros de som avisando a população do problema?
Não não custava, inclusive quem passar pela rua A ira comprovar mais uma a obra do hospital tão bem falado pelo Darci, ta praticamente parada a mais de 1 mês afinal não ta sobrando grana pra nada a campanha ta comendo tudo né Darci^^.Lembram daquela campanha de 2004 onde tinha uma musiquinha mais ou menos assim"Faisal Faz Mal"eu lembro se o faisal fais mal Darci vc Faz pior ainda.

Anônimo disse...

O meu binchim ai de cima!!! Jura que o prefeitim foi na delegacia e não foi preso... Danou-se ele tinha que ser preso, ele braga, marcelo, joão, margalho, me ajuda ai a guangue é grande de mais, afinal são muitos milhões prá distribuir hehehehe

Anônimo disse...

Depoia dessa falta d agua na cidade ,a musica do Darci ficaria melhor assim-DARCIIIIII e MELHOR VC FUGIR.CORRE DARCI ,FOGE DARCI A POPULAçAO NAO AGUENTA MAIS, CAI FORA.

Anônimo disse...

a unica obra feita pelo vereador do PT foi o Adelson, que se apropriou do lote do PM box e construiu uma loja e uma casa, como é que o Darci não vê isso?

Anônimo disse...

Fui no comicio do darci, em cada dez palavras que ele fala 3 ele faz referencia a Bel, com um cabo eleitoral desses quem é que perde eleição? Imagine todos os dias até o dia da eleição quantas vez ele vai lembrar aos eleitores que ele existe e incomoda muito. Muda o Discurso darci que você esta se tornando o maior cabo eleitoral da Bel e fazer boca de urna é proibido

Anônimo disse...

O pior é que Darcede não tem postura de prefeito, está mais pra fofoqueiro de plantão,esta de falar em sabotagem´só podia ver de uma cabecinha de minhoca, quando não se tem coragem é facil falar dos outros, estes paus mandados do governo não sabem nem inventar mentiras, esquecem que a população é inteligente.Vamos mandar esse professor para a escola de novo,

Anônimo disse...

Nós somos da paz, e voce ai do alto é do satanas.

Anônimo disse...

É realmente engraçado.A Bel dizer que vai acabar com o problema da água. Ficou oito ano e não colocou se quer um cano de para passar água.Lembro que em seu governo passávamos semanas sem água. Será que o povo esqueceu? Com certeza não. Daremos a resposta dia 05 ok, turma de memória curta.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 09:55.

Acho que não moravamos na mesma cidade no período de 1996 a 2004, pois já faz 24 anos que moro aqui e foi a primeira vez que vi a cidade na seca desse jeito. Na época da Bel, quando tinhamos falta d'água erámos avisados e preparados com antecedencia, não me recordo também de ficar mais de 15 dias sem água na torneira como ocorreu em fevereiro passado quando o prefeito garantiu que seria necessário para finalização de sua grande obra. Resultado, ele inaugurou uma caixa d'água que nunca viu sequer um litro do precioso líquido, e o povo continua na seca. É realmente o prefeito deveria chamar-se Darsede, Darsujeira, Dardoênças e muitos outros Dar... que a falta d'água faz aparecer. Acorda, pois decididamente não morou em Parauapebas na época da Bel.

Anônimo disse...

Meu querido!! iguais a esse ai de cima, tem um monte de baba ovo, chegaram agora em Parauapebas e acham que conhecem a história da cidade, como você, morei ai 20 anos e posso dizer com todas as letras, Bel fêz um trabalho magnifico, com uma verba infinitamente menor a que o Darci recebe hoje. O Darci aplicou o dinheiro em obras como MARCELO CATALÃO, JOSÉ BENJAMIN BRAGA, EVALDO DA OPÇAÕ, MARGALHO, JOÃO DAS FONTANAS, OS NETOS DA VIDA AQUELES O RAIMUNDO E O ANTONIO AS DESILENES, OS MILTONS, OS ZÉS, NÃO O NOSSO, MAIS OS ALVES, O MATIAS DA VIDA, AS LOCARAUTOS, VIXE SÃO TANTAS OBRAS IMPORTANTES PRÁ CIDADE, QUE ESTÃO AI PRÁ QUEM QUISER VER, CHEIAS DE GRANAS, E GRAMA TAMBÉM, PROS BURROS QUE VOTAM NELE SE FARTAREM.
ENTÃO É QUINZE E MORREU MARIA PREÁ. HEHEHEHE