sábado, 6 de setembro de 2008

COMO FICA A SITUAÇÃO DA COLIGAÇÃO "PARAUAPEBAS NO RUMO CERTO"?

A situação da Coligação "Parauapebas no rumo certo", segundo o TRE-PA indeferida pela Justiça Eleitoral, é no mínimo inusitada. Veja postagem do dia 03/9.

Para entender o caso é necessário que se faça uma reflexão sobre a decisão proferida pelo Tribunal em 02/9/2008, quando foi liberado o registro de candidatura de Darci e Afonso.

Nessa decisão os juízes liberaram Darci e Afonso, mas indeferiram as Coligações, majoritárias e proporcionais.

Com o indeferimento destas, o PT de Darci deverá indicar outro candidato a vice e Dr. Afonso poderá se lançar candidato pelo PP? Resta saber, se no caso, ele próprio poderá se lançar candidato a vereador ou se somente a prefeito?

No caso das proporcionais, não havendo composição de partidos para a majoritária, não se pode também haver para a proporcional. Assim, todos os partidos que outrora faziam parte da Coligação "Parauapebas no rumo certo", competirão isoladamente, podendo apresentar até 17 candidatos por partido. Com isso, o PT que já apresentou 21 candidatos, precisará escolher, entre eles, 4 candidatos que não participarão das eleições.

Algumas questões só a Justiça Eleitoral poderá elucidar:

1 - Ultimado o prazo para registro de candidatura, será aberto um novo prazo para que esses partidos ofereçam os novos candidatos?

2 - Com a abertura de um novo prazo para registro, os candidatos indeferidos por falta de documentos quando da apresentação do primeiro registro terão outra chance?

3 - O candidato a vice na chapa do PT poderá ser escolhido dentre os filiados do partido com situação regular para concorrer ou somente entre os que já haviam sidos deferidos pela Justiça Eleitoral?

4 - Qual o prazo concedido pela Justiça Eleitoral para que se desfaçam as Coligações que solicitaram registro?

5 - Caso algum partido não providencie os novos registros de seus candidatos, os votos obtidos por estes candidatos nas urnas serão anulados?

6 - Como fica a situação dos Comitês Financeiros das Coligações indeferidas?

7 - Os materiais de propaganda das coligações indeferidas terão que ser recolhidos?

8 - Se a interpretação for pela queda das coligações, quando a Justiça Eleitoral irá emitir ofício comunicando o ocorrido a quem de direito e normatizando as atitudes a serem tomadas pelos partidos que faziam parte das coligações indeferidas?

Pode-se parecer que estou aqui querendo por fogo no paiol, mas, o Jornal O Liberal publicou a conjuntura no dia 03 e nenhum organismo, seja da imprensa, dos partidos indeferidos ou da própria Justiça Eleitoral, veio a público para se manifestar a respeito.

Com a palavra o Ministério Público Eleitoral e o Juízo da 075ª Zona Eleitoral.

11 comentários:

Anônimo disse...

Isso ainda vai dar o que falar.

Anônimo disse...

Até agora nào foi confirmada essa decisào do TRE, o que se sabe é que a candiadtura do Darci foi mantida assim como as outras proporcionais.

Anônimo disse...

Sou adepto daquela máxima do "quem cala consente". Se até agora, depois do Liberal ter publicado a notícia e vc ter feito duas postagens alegando a queda das coligações, ninguém do PT ou dos partidos coligados desmentiu é por que deve ser verdade.

Anônimo disse...

Isso é mais desdobramentos dos desmando e falta de competência do DR. Hernandes Margalho.

Já pararam pra pensar o que não ocorreu na Prefeitura de Parauapebas nestes 3 anos e 8 meses. Com uma orientação jurídica dessa qualidade o que deve ter de furo e de brechas que podem gerar representações por improbidade e, quem sabe, toda sorte de ilegalidade.

Essa sombra DARCI vai carregar até o desfecho, se tiver desfecho.

Anônimo disse...

Parem com isso!O liberal,num de seus momentos do semanário local "HOJE"(publicando matérias sem checar),publicou enorme asneira!O tribunal, por unanimidade,deu provimento ao recurso,reformando a setença,integralmente,ou seja,mantendo as candidaturas do Prefeito e as coligações proporcionais.Ze dudú deveria guardar suas mirabolantes conjecturas para descobrir porque, até hoje, a coligação da BEL não publicou uma pesquizazinha de opinião,seja lá qual for, mostrando como anda a corrida eleitoral? Isso, caro zé dudú,não acontece pelos motivos que FREUD explica..

Anônimo disse...

zé omar, fala aí, papai...

Anônimo disse...

A pesquisa não saiu...

Mas a gente vê o que anda acontecendo...

Darci tá dormindo tranquilo, né Zé Carlos?

Vai pensando assim e verás o tombo, mano!

Anônimo disse...

é verdade! Bel deveria publicar uma pesquisa de intenção de votos, puxa! deixa nós saber aew Belzinha que você tá na frenteee!!! rsrsrs

Anônimo disse...

Olá a todos, passando por aqui resolvi deixar minha coaboração para o Blog. Em 1º lugar parabéns Dudu seu blog ta legal cheio de visitantes, em 2º Gostaria de Parabenizar o Darci pela revitalização da PA adorei chegar do trabalho e fazr uma caminhada, o ruim é chegar em casa suado e não ter agua ra tomar banho =/.
Acho que o Darci não soube priorizar necessidades básicas.

Anônimo disse...

Oi! Quero mostrar uma pesquisa:

Bel......................80%
Darci....................20%
Outros...................0%
Brancos..................0%
Nulos....................0%

A pesquisa foi realizada aqui em casa, aqui tem 10 pessoas e três funcionários da PMP. Dois deles votam no Darci.

Abraços

Anônimo disse...

Aqui tem 12 votos, 3 trabalham na PMP e não votam no Darci
Resultado da pesquisa
BEL ..........100%
OUTROS........0%