terça-feira, 9 de setembro de 2008

CARTÓRIO

O diretoria do Cartório Alberto Santis, atendendo a solicitação judicial, repassou na última quinta-feira a documentação necessária para que o novo titular do Cartório de Notas faça cumprir a sua função. Acontece que depois de anos de concurso, o titular recebeu o cartório e nem mesmo uma mesa havia providenciado para atender a população do município de Parauapebas. O cartório não funcionou ontem e pelo visto não funcionará hoje pois o novo escrivão, Emílio Gallo, não havia providenciado os selos, necessários para cumprir o que manda a Lei.

Acontece que na maioria das vezes os concursados são profissionais dos concursos. Passam a vida prestando concursos públicos e esperando nomeação. Depois de nomeados, tercerizam para os que lá já estavam lotados. No caso do Cartório, a proposta feita pelo novo titular não foi aceita pela antiga diretoria do Cartório Alberto Santis. Assim sendo o novo titular terá que providenciar todo o material para o bom funcionamento daquela repartição.

Vale lembrar que alem do prédio onde funcionava o Cartório, os móveis, computadores, impressoras, telefones e demais bens físicos são de propriedade de D. Elvina Santis. Coube a ela entregar o que era propriedade do Tribunal e que a tinha como responsável ( fichas, controle de protestos, registros e etc...). Sequer o programa com as fichas cadastradas foi entregue pois, segundo D. Elvina, foi adquirido com recursos próprios e a digitalização dos documentos foi um custo dela, hoje existem cerca de 60 mil fichas de assinaturas e caso se solicite esse serviço o funcionário terá que buscar ficha a ficha até encontrar a solicitada para assim reconhecê-la.

Aos que vão precisar usar dos serviços do cartório, boa sorte e paciência.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que espírito público do ex-titular, hein!?

Boas vindas ao novo, teremos paciência!

Temos pra tanta coisa, só mais uma a gente tira de letra.

Anônimo disse...

Vc entregaria anos de trabalho, investimentos no fisico para melhor atender a populacao? Claro que náo. O que a antiga titular fez foi entregar o que era do poder publico, o que era dela continuara com ela.

Anônimo disse...

Pra quê, será que alugar, transferir por um prazo exíguo que fosse, 30, 60 ou 90 dias seria tão danoso à proprietária.

É falta de espírito, de pessoas acostumadas apenas com as benesses da coisa pública. Pessoas sem qualquer compromisso com a comunidade em vivem.

Vão tarde, parabéns ao novo cartorário, esse é um dos concursos públicos mais difíceis que tem, quem passa, de logo já denota competência, diverso de quem antes ocupava fundado exclusivamente no apadrinhamento político.

sds.

Anônimo disse...

Não vamos nos desesperar. O cartório de D. Elvina começou assim: consultando ficha por ficha. Prensenciei porque sempre trabalhei com setores públicos. Em tempos e isso se resolve. Agora o que não vale é ficar torcendo para que as coisas saiam erradas. Vamos lá, já foi difícil tirar o monopólio desse cartório, agora vamos torcer para que tudo se resolva em pouco tempo.

Anônimo disse...

É uma pena que as coisas aconteçam desta forma. Sabemos da importância de um Cartório, deveriam criar normas sérias para que as mudanças fossem feitas de forma correta e transparente. Sabemos que o dinheiro corre solto.

Anônimo disse...

Fala séeerio!!!
Será q vcs entregariam mesmo o seu patrimônio, tudo o q construíram a vida inteira de mãos beijadas à terceiros????? hahahaha
Duviiiiiiiiiiido!!!! Vcs não sabem o q dizem!!! Por isto, não tripudiem desta forma!
Isto foi uma solicitação judicial! Mas nem por isto deve-se entregar todo um trabalho de aaaaanos à terceiros! Somente o q for di direito, como descrito na redação.
O que está evidente é que o novo titular não tem COMPETÊNCIA alguma para prosseguir com o trabalho.
É muuuita ousadia pensar que receberia tudo pronto! rsrsrs
Santa inocência.