quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ANALISANDO AS PESQUISAS DO IBOPE

A assessoria da Coligação Parauapebas no rumo certo, de Darci Lermen, vive se gabando que a diferença na Zona Rural será a grande vantagem do PT nessas eleições. Os números divulgados pelo próprio partido desmentem isso.
Senão vejamos:
Levando-se em conta que a primeira pesquisa foi realizada em todo o município, em um momento onde os candidatos adversários ainda não haviam feito campanha (carreata, comícios, TV) e a segunda pesquisa foi feita somente na zona rural conforme comprovado em outras postagens desse blogger. Vamos aos números:

Avaliação do governo:

Ótimo / bom : Eram 64% antes e hoje na Zona Rural são 60%
Regular : Eram 24% antes e hoje na Zona Rural são 24%
Ruim /Péssimo : Eram 11% antes e hoje na Zona Rural são 14%

Os que aprovam a forma de administrar de Darci eram 75% e na Zona Rural são somente 70%.

O desespero do PT açoitou quando os números foram apresentados. Eram dados como certos, por eles, que Darci teria mais de 60% dos votos da Zona Rural, fato que a pesquisa IBOPE contradiz.
A alegação de que serão mais de 17000 votos de vantagem é ilícita em virtude de que na área pesquisada não há nem a metade desse número em eleitores.

Qual o motivo dessa pesquisa na área rural? Será que a cúpula pensante do PT não acreditava que seus competidores poderiam também ter acesso às informações e que a aleivosia narrada por Castro nos carros de som seria logo deflagrada? Porque não houve a repetição da pesquisa inicial para se fazer uma avaliação do crescimento dos adversários? Coisa que seria o óbvio a fazer.

Quando o grupo do PT faz a avaliação da campanha e nota que o crescimento da candidatura Darci foi pífio e em contrapartida Bel vem trazendo milhares de pessoas aos comícios; fez uma grande carreata; várias passeatas com milhares de pessoas, isso desmorona a campanha Darci que tem que partir para baixarias, como a forma de divulgação da pesquisa, criminosa com o eleitor que precisa se informar, e com programas contratados e pagos a peso de ouro de candidato que só entrou na campanha para se dar bem.

Tudo isso somado, forma um retrato de como está Darci e seus coligados: com incertezas mil e um rumo nada certo, pois se assim o fosse não tropeçariam em dúvidas tão veementes ou em obviedades tão ululantes.

19 comentários:

Anônimo disse...

Eles estão desesperados Zé Dudu. Analise a forma como o castro convoca o povo para os comícios, só falta pedir pelo amor de Deus pro povo ir, mente que Darci está aumentando mais a diferença, aliás nesse ponto ele não mente, só esquece de dizer que é aumentando pra baixo. KKKKKKKKK

Anônimo disse...

para definir a vida daqueles que apostavam no "15" uma frase em latim, "etis foderas"kkkkkkkk!!!!

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE ALGUEM AVISASSE O PROFESSOR ANTONIO ARAUJO DE OLIVEIRA QUE ELE FOI EXONERADO MAS TALVEZ ELE AINDA ESTEJA LEVANTANDO A BANDEIRA VERMELHA POR MEDO MAS AGORA JA ERA..... MAS ELE SO VAI RECEBER A NOTICIA DE SUA EXONERAÇAO DEPOIS AGORA NAO PODE.....

Anônimo disse...

"...Sem a preocupação político-partidária." ... uai!!! você é escancaradamente BEL.
Mude seu perfil aí rapá.
Mas entendo. A pessoa tem que tomar partido de alguma coisa na vida, senão vira um ninguém.

afinal tem gosto pra tudo nessa vida mesmo.

Anônimo disse...

ZE DUDU ME DIGA PORQUE NINGUEM POSTA NENHUM COMENTARIO NO BLOG DO VALDIR..... NAO POSTA OU ELE NAO COLOCA?????

Anônimo disse...

Isso é verdade!! nos outros blogs não aparece seu ningas!!! Será porquew????????

Anônimo disse...

do lado de lá a coisa ta feia do lado de cá só tem felicidade esse é o hino do 15 esses petezinhos de araque não sabem nem se expressarem, acorda criatura e aprenda discutir politica senão concorda conosco procure o seu lugar e seja feliz, porque aqui nós somos, como você diz tem gosto para tudo aqui nos gostamos da Bel e pronto.
PS sinto muito porque nós existimos

Anônimo disse...

bel no comiçio da rua bom jardim,eu fui e vi,um a festa sem transporte gratuito,sem dar combustivél a ninguem,sem patrocinio de terceiros aqueles bem [intencionados]bonzinhos cheios de ideólogia,sem as famosas bandeirinhas,que são pagas com dinheiro de cáixa dois ,sem uniforme nas côres partidária e com uma multidão que eu pude comprovar ali naquela localidade,a BEL não e mole não viu.

Anônimo disse...

18:50 tem um ditado que diz uns gostam dos olhos e outros da remela, não temos culpa se você gosta da remela.

Anônimo disse...

g9lo

ei amigo...

lembre-se q a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais.
logo, se houve uma queda ou crescimento em algum ítem com relação a ultima pesquisa ou qualquer outra expectativa, nada deve ser considerado se tal crescimento ou queda estiver nessa margem!!

convenhamos... o cara ainda tá muito forte na zona rural!!

Anônimo disse...

Tá forte quanto? cadê os 47%? veja que já perdeu esse valor dos 100% que ele dizia ter e ainda falta mais de uma semana para as eleições e dificilmente ele recupera a tendencia e so cair segura peaoooooooooooo

Anônimo disse...

Zé Dudu!
O Jornal Correio do Pará, ao publicar o resultado "pesquisa" chegou ao cúmulo de anunciar que, Darci venceria em primeiro turno, será que os nobres redatores do jornal não sebem que em Parauapebas não existe segundo turno.
Forte abraço,
Parabens pelo conteúdo do blog.

Anônimo disse...

deixa ele sonhar com segundo turno...

Anônimo disse...

o único problema do site do ibope inteligente é que você não consegue ler toda a pesquisa só tem o resumo da chamada. Por que?

Anônimo disse...

Zé Dudú, deliberadamene,distorce e manipula informações,tentando manter "com ajuda de aparelhos" sua candidata respirando..Ao jogar para "as favas" seus escrúpulos e o bom jornalismo,dá um golpe de morte na credibilidade de seu blog,hoje um mero panfleto a serviço de uma candidatura.Talvez acredite que o leitor tenha memória curta e certamente haverá de esquecer as "informações" fantasiosas que não se constrange em publicar, imaginando ajudar sua candidata nas próximas eleições.
Começa com o numero de presentes nos comícios,calculados na base do "achômetro",por pura conveniência.Como pessoa razoavelmente informada que é,zé dudú sabe que existe uma técnica para calcular numero de pessoas presentes a eventos,usada cotidianamente pela PM e que leva em consideração a área ocupada,o numero de pessoas por metro quadrado, etc.Simples,confiável,transparente.
O mesmo se aplica a carreatas.
Não procede a informação de que a pesquisa do IBOPE teria sido feita apenas na zona rural,mesmo quando alega que as fontes são do próprio cartório eleitoral,pelo simples motivo de que O CARTÓRIO AINDA NÃO RECEBEU DO IBOPE A CÓPIA DA PESQUISA FEITA,QUE LHE É ENCAMINHADA VIA CORREIO,procedimento normal nesses casos.Ao receber a cópia da pesquisa, o cartório disponibilizará,mediante petição,cópia da pesquisa aos PARTIDOS POLÍTICOS,CANDIDATOS E REPRESENTANTES DAS COLIGAÇÕES envolvidas no pleito.Até a última sexta-feira,nenhuma das petições foi atendida,justamente pelos motivos que aleguei acima.
A campanha passa,mas o arranhão na credibilidade de seu blog deverá ser irreversível.Uma pena,pois imaginei ver nele um véiculo sério e que se propusesse realmente a ser isento,mesmo quando o asunto desperte tanta paixão, como é o caso das eleições.
O IBOPE deve explicações ao contratante,no caso a ACIP,que poderá ter acesso,inclusive, às planilhas originais da pesquisa,os nomes dos componentes da equipe contratada para ir a campo,o numero de questionários checados,o nome do técnico que supervisionou a elaboração da pesquisa.
Contratualmente, cabe ao IBOPE até mesmo refazer o trabalho, caso alguns dos procedimentos tenham sido contaminados.A ausência dos locais pesquisados,no documento disponibilizado na NET,merece convinvcente explicação.Entretanto,a pesquisa é clara:Refere-se ao Municipio de Parauapebas,e não a parte dele.Qualquer outra linha de argumentação é tendenciosa,desprovida de fatos que a sustentem,mera panfletagem eleitoral.
Nós, seus leitores,merecemos mais respeito.

J.Omar

Zé Dudu disse...

Se o Senhor J. Omar me disponibilizar o seu endereço via e-mail, lhe mostrarei o documento do próprio Ibope ratificando a minha afirmação de que a pesquisa foi feita apenas no CedereI, Palmares e Carajás. Quanto à quantidade de pessoas nos comícios, uso a seguinte fórmula: área quadrada coberta pela população x 3,5 pessoas por m2. Se estiver enganado, por favor, me envie correção, pois lhe agradeceria muito. A PM usa o mesmo cálculo, só que com quatro pessoas por m2. Se o Senhor não quiser me enviar o endereço me mande o numero do seu fax que passarei o documento que comprova os locais da pesquisa. Na postagem eu não questiono a lisura do Ibope e da pesquisa e sim a forma de "divulgação da pesquisa". Omitir na divulgação, que a pesquisa foi feita na zona rural, para mim é um ato que descredencia a pesquisa e quem a pagou.

Anônimo disse...

Zé publica esse documento estou doido para mostrar para uns amigos meus já que não consigo acessar a pesquisa

Anônimo disse...

Isso mesmo, publica no neste blog e aí escolarece toda discussão!

Anônimo disse...

e ai ze omar o que voce tem a dizer?