sexta-feira, 22 de agosto de 2008

SEGUNDA PESQUISA "IBOPE INTELIGÊNCIA"

Tenho recebido várias cobranças por ainda não ter publicado a segunda pesquisa encomendada para o IBOPE INTELIGÊNCIA e que está no site da empresa na internet.
Quando da publicação da primeira pesquisa, encomendada por N.S. Informática (Nilson) foi bastante debatido neste blog que o candidato a reeleição que não tivesse, a 60 dias das eleições, 55% dos votos não se elegeria. Foram dados de estatísticas da FGV(RJ) em que colocava essa situação mostrando um acompanhamento desde a aprovação da reeleição até as últimas eleições e que confirma isso.
Agora o "IBOPE" me apresenta uma pesquisa que em minha opinião não confere com a realidade. Senão das ruas, da matemática.
Vejamos:
Na primeira pesquisa Darci tinha 43 pontos contra 33 de Bel.
Na segunda pesquisa Darci tem 55 contra 28 de Bel.
Darci cresceu 12 pontos nesse período.
Desses 12 pontos, 5 foram perdidos por Bel. Vamos encontrar os outros 7 para fechar essa conta.
Cláudio manteve os 2 pontos em ambas as pesquisas.
Na primeira Valmir Mariano tinha 2 pontos , os mesmos de Alessandro Espinelli (1) e Marden(1)
Brancos e nulos atingiram 3 pontos na primeira pesquisa e agora são 2. O que sugere que houve um ganho de 1 ponto para o Darci. Vamos encontrar os outros 6?
Não sabiam eram 16 pontos e agora são 11 pontos o que dá uma diferença de 5 pontos. Se todos foram pra o Darci resta ainda 1 ponto a ser encontrado.
Ou seja, Darci cresceu 12 pontos. Desses 12, 5 foram perdidos por Bel, 1 dos brancos e nulos e 5 dos que não sabiam. Essa soma (5+1+5) só dá 11 pontos.
Como o Darci cresceu 12?
Se "IBOPE" me explicar onde achar esse ponto que falta eu publicarei com todo prazer.
Sem contar que estamos contando que todos os votos obtidos da primeira pesquisa pra cá foram contabilizados pro Darci.
Você é eleitor do Darci? Pergunte aos seus vizinhos em quem eles votam? Faça você mesmo a sua pesquisa.
Veja se os dados do "IBOPE" batem com os seus.
Escolha o seu candidato independente do que as pesquisas apontam. Escolha bem pois como diz a campanha da Justiça Eleitoral na TV, você irá conviver com isso por 4 anos. E 4 anos é um longo tempo quando se faz a escolha errada.

36 comentários:

Anônimo disse...

Não sou eleitor de DARCI LESMA, mas acho que a pesquisa não tá muita errada não. Não creio que seja uma frente assim tão grande, mas é grande, acho que no mínimo uns 15% de diferença. 27% não é mesmo. O interessante é vermos como um candidato como o vereador Euzébio Calado, que teve o gorverno e tem toda a máquina trabalhando pra ele tem apenas 2% dos votos, perdendo pra Massud, Miquinhas, Faisal, Zé Alves. Significa que o s espaços no governo Darci são ocupados por incompetentes e corruptos.

Anônimo disse...

Zé voce foi na ferida. A proxima pesquisa os cars vao ter que fazer as contas baterem. Tambem pudera por 500 mil cada pesquisa. Ainda faltam 2 que ja estao pagas, lembra dos 2 milhoes?

Anônimo disse...

Rapaz vamos fazer o seguinte pode ficar com esse 1 ponto perdido aí para vc Zédordor de cotovelo e o Abelstado aí em cima também tá, porque agora ninguém segura, "queremos o Darci de Novo"..... ah E PRONTO.kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Esse funcionario publico é o exemplo da formaçào que o governo oferece.
Seria melhor fazer concurso publico e ai sim faria justica com quem estuda.
Esse camarada deve ser da turma que nào fazem nada. Poderia pelo menos estudar...Estudando e passando num concurso ai ele seria Servidor Publico.

Anônimo disse...

Esses petitas são os caras. O car mostra que a pesquisa tá errada, portanto manipulada, e o cara que que ele fique com 1%. É demais, quem sabe esse 1% pode fazer a diferença.

Anônimo disse...

Verdade, verdade. BEL ainda não decolou. Fazia campanha com a máquina. DARCI faz a maesma coisa, sendo assim também será reeleito. Mas pode se preparar para tomar um susto. Afinal, com HERNANDES MARGALHO, JOÃO FONTANA, RAIMUNDO NETO, ANTONIO NETO, LUIZ VIEIRA, com essa gentem a coisa pode desandar a qualquer hora.

Anônimo disse...

é.. parece q Darci tah reeleito.. mas tah certo.. o povo tem é q sofrer mesmo..tá vendo q esse cara nao fez nada com o dobro de recursos..pelo amor de Deus... e esse antonio de assis..deve ser mais um contratado pra defender o governo..funcionário publico é akele q nao é contratado e sim os q sao concursados..pois estudaram pra merecer a vaga e nao tao lah por conta de contratos por causa de vereadores..

Anônimo disse...

TA REELEITO NADA. ESSA PESQUISA É FAJUTA. PERGUNTA AS RUAS? NINGUEM SABE DESSA DIFERENÇA.

Anônimo disse...

uai! qual foi gente? no tempo que Bel foi reeleita o Claudio também tinha muitos votos nas ruas... quando o Darci foi eleito, o Faisal tinha muitos votos nas ruas, da vizinhança, e as carreatas e comícios do Faisal eram consideráveis!!!
portando se acalmem, a Bel tem muito voto sim, não é de se jogar fora, não..

Anônimo disse...

vem cá.. por que alguém do grupo Bel não encomenda uma pesquisa, ou se já tem, não divulga logo?? não agüento mais ouvir críticas - dor de cotovelo - pra cima das pesquisas que aí estão.. quero ver vcs elogiar alguma. poxa! rsrs

Eldan de Lima Nato disse...

Mais uma vez gostaria de deixar o meu ponto de vista quanto ao uso de pesquisas eleitorais. Esta é uma ferramenta de manipulação, para aqueles que "não querem dar voto perdido". Ou seja, aos que não baseiam sua opinião pelos predicados do candidato e de suas propostas, as pesquisas servem. Aos que repetem frases do tipo: "eu só voto em quem pode ganhar". Mesmo que seja o pior candidato... Muda Brasil!!!!

Anônimo disse...

ELNATO DE LIMA DAN...perdoe, não aguentei e tive que fazer esse trocadilho infame.

O negócio é: JA GANHOU, JÁ GANHOU, JÁ GANHOU!

Política não é assim...

Anônimo disse...

Hoje a melhor pesquisa para o prefeito ver é a rejeição que o mesmo adquiriu em 3 anos e 7 meses de desgoverno, é saber que o seu nome com a frase E PRONTO!que não saia da boca do povo, hoje se quer é vista, É lembra que todo os setores da sociedade o apoiava sem nescecidade de financiamento.

Anônimo disse...

não se preocupen deixe essas pesquisas correr,é um bláblá só o importante e as casas o povo nas casas e só andar e ver tem pessoas com bandeira vermelha na porta mas quando vc vai ver o cidadão diz assim, meu amigo esta e só para disfarçar ou vou ser demitido, e ser perseguido e o que mais se vê.E PRONTO
espere o dia 5 de outubro que vcs vão vêr,e pronto de novo

Anônimo disse...

hahahahahaha! justificativas pra todo lado agora, quanto ao uso de bandeiras vermelhas, quanto ao resultado da pesquisa....
sim! e quem não tem nenhum vínculo empregativo com a PMP, e vcs garantem que a maioria do povo é Bel, por que esses não põe a bandeira branca nas casas?? falta material, falta bandeira no comitê, ou a maioria dos eleitores são funcionários da PMP??
vejam bem.. contabilizamos 85 mil eleitores pra essas eleições.. a prefeitura deve ter em torno de 7 a 8 mil funcionários, muitos desses concursados, ou seja, votam em quem quiser.. contamos com a família de cada um desses, mais os fornecedores e empresas... mas mesmo assim o resto da cidade não tem nenhum vínculo! então, por que não se vê uma manifestação maior de mudança?? cadê o mar branco na cidade??

Anônimo disse...

e o senhor aí que fala das bandeiras vermelhas nas casas por motivo de perseguição, se for em favor à candidata Bel, acho que não tem o mínimo respaldo e a moral pra fazê-lo! quer saber? porque em Parauapebas não existiu um governo tão mestre, no que tange repressão, quanto ao dela!
o jargão E PRONTO! tão usado na campanha anterior e a esperança depositada no candidato Darci, foi mais por uma questão de desespero que Parauapebas se encontrava para sair daquele sufoco.. o povo foi tomado pela emoção, mais pela vontade de ver aquela corja fora da prefeitura, do que pelas promessas do professor Darci.. me lembro muito bem que o anseio do povo era por mudança, mudança, mudança...e nem adianta dizer que aquilo tudo foi rejeição ao Sr. Salmen, que não foi só isso.. era rejeição à conjuntura como um todo!
a mudança não se efetivou como esperávamos, pois, como falei, tomados pela emoção de 2004, esperávamos um passe de mágica aqui! por isso não veremos mais campanhas lindas como haviam, nem todos colocarão bandeiras em suas portas, a campanha será branda mesmo, mas ainda assim, as poucas que existem, há uma proporção maior de vermelhas sobre as brancas.. o povo ainda prefere manter-se nesse presente, que voltar aqueles tempos horrorosos...

Anônimo disse...

Reflitam e pensem Darci é melhor para Parauapebas. Deixe de choro, a vez de vc´s pasaram. Veja se as casas populares foi dada o grupinho de amigos como foi na epoca da Moskita, no fizemos sorteio onestro e transparente. As obras antigamente eram so do Gabriel e Cimag, hoje varias empresa pequenas fazem obras, volorizam muito mais. Antes perseguiam quem votam contra e quem criticavam o governo, hoje o Darci aceita criticas e dar empregos a Salmista e a Bel Salmen e ainda fala vote em quem quiserem. Antes todos os Bairros em Parauapebas so se iniciavam depois de vareas invasões assim foi no governo de Faisal e Bel Moskita Bairro Maranhão, Altamira, Betanea, Bairro da Paz, Altamira, novo Brasil e outros, agora veja se ouve alguma invasão no govverno do Darci. Hoje o governo não aceita invasão, loteamento so com infra estrutura asfalto, saneamento, energia e etc. Os imcopetentes anteriores aceitavam invasão e os donos das terras ficava ricos e a prefeitura ficavam com os problemas sociais Exemplo oslotes do Gabriel que a Bel liberol irresponsavelmente sem compromisso com o municipio e até hoje ta ai sem estrutura. Antes os predio da Prefeitura cai os pedaços, os predios e departamentos eram todos alugados para amigso e parente do governo. No governo do Darci contruimos varios predios e deixamos de pagar milhoes em alugueis. Contruimos em cada 100 dias uma escola, os empresarios pergunte a Valmir da Integral e ao marquinho da Maquipesa pasaram anos pedindo o Distrito Industrial, agora conseguiram o espaço so no governo do Darci e no proximo mandato será inaugurado. e tem muito mais que poderia colocar aqui. Agora lembra de alguma obra ou algum avanço no governo da Moskita Salmen? se vc lembra me fale pelo oumenos 3. Coloque na Balança e veja quem é melhor para Parauapebas.

Anônimo disse...

DARCI é uma vergonha. Seu desgoverno é de longe o pior que Parauapebas já teve. Em nada difere do desgoverno BEL, as mesmas práticas, vários WELNEY's, afinal tem muito mais dinheiro. DARCI ser reeleito não significa que governou bem, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Infelizmente. Não tenho dúvidas que BEL é bem mais competente que DARCI, mas assim como o prefeito atual, o povo para ela é só um detalhe. Ambos são péssimos para a nossa cidade. Votar neles é escolher entre o WELNEY e o tio EDUARDO. O roubo é o mesmo. Parauapebas perderá mais quatro anos. Serão mais quatro anos de corrupção, desleixo. Serão quatro anos de roubalheira. Os professores pobres, lutadores, hoje assemelham-se a PÁRIAS, roubam, perseguem e maltratam sua própria história. São uma vergonha. Nada mudou, se mudou foi muito pouco, portanto, assim como BEL foi reeleita, DARCI também o será. Faz parte do jogo democrático, mesmo que o jogo seja sujo, mas faz parte. Por enquanto.

Anônimo disse...

vamos parar prá pensar e parar com a demagogia.. eu jah tirei o termo honestidade na hora de escolher meu candidato.. acho q enquanto existir dinheiro, existirar corrupçao.. e nao será diferente comigo, com vcs, com toda a sociedade.. vamos parar com a hipocrisia.. agora vamos ao anomimo q postou de madrugada.. pelo amor de DEus cara.. dizer q Darci fez obra q impactasse na qualidade de vida da populaçao.. fala sério.. Darci fez ateh o momento a obra da PA.. obra pra rico.... ele nao tah nem aí pra ninguem... dizer q essa obra melhorou o transito.. logico q sim.. MAS ERA PRIORIDADE? logico q nao..PRIRIDADE É SAUDE, EDUCAÇAO.. ETC..ETC..ETC..ele teve recursos desde o inicio.. e pq nao construiu a prefeitura? pra manter alugado o hotel do lázaro de Deus... lah perto da portaria da vale.. por 40mil reais ppor mes... pq ele nao construiu o hospital a mais tempo.. obra eleitoreira meu chapa..Darci fez 4 escolas na zona urbana...2 delas estao rachando os pedaços.. e fez uma em cima dum morro pra valorizar terreno de um amigo da panelinha dele... pelo amor de DEus cara.. lógico q Bel fez mto mais q Darci e com a metade dos recursos dele... kd a obra de 1 milhao de reais? ah.. as casas populares da Bel eram realmente dadas pras familias.. e hoje elas sao da prefeitura..se vc nao coloca a bandeira vermelha na casa, eles tomam a mesma...gostaria q vc me falasse qual obra melhorou realmente a qualidade de vida da populaçao carente em Parauapebas...

ao anonimo das 9e21..
cara.. é o seguinte.. Bel voltando, volta a turma do welney.. mas devemos pensar se eh melhor ter um welney ou um marcelo catalao.. se eh melhor termos um Devanir ou um Joao Fontana e assim por diante...vamos parar com a hipocrisia pq nao existe ninguem 100% honesto... e nao vai existir... até mesmo pq papai noel nao vem no peba de jeito nenhum..
mas entre esse grupo do Darci q rouba e nao faz nada.. e entre o grupo da Bel q tbm mete a mao e faz alguma coisa.. prefiro o grupo da Bel...

Anônimo disse...

vc fala isso, anônimo das 9:44, pq certamente com o grupo Bel, o benefício pra ti vai ser maior no governo dela, em detrimento aos 134.000 habitantes de Parauapebas...
oportunismo puro!

Anônimo disse...

Bela justificativa para não publicar a pesquisa em zé mané ou Zé dudu ou zé b...
e ´tu ainda bota no teu blog que aqui não ten censura KKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

DARCI é um preguiçoso. Desde que ele se passava por professor que era claro que ele era péssimo profissional. Um sujeito desleixado. Sem moral, não manda nem em casa. Dona patroa é que comanda. DARCI em 4 anos teve o dobro de recursos que a BEL teve em 8 anos. Parauapebas tem outros candidatos. Marden, Alessandro, Rui. Do jeito que vai, vamos escolher entre o que é mais ladrão ou mais corrupto. Nesse ponto, infelizmente, acho que DARCI ganha da BEL, se alguém achar que ser mais ou ser menos corrupto ou ladrão é causa para se dar um voto, não há o que se discutir: DARCI x BEL. Deveriam compor uma chapa, assim todos os "malas" de Parauapebas estariam abrigados nas tetas da prefeitura.

Anônimo disse...

"Aaai, como dói....!"kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

baixen a bola um pouco,esta pesquisa não diz a realidade .........menos um pouco vai sejen humildes,calcem as sandálias da humildade para não chorar depois...

Anônimo disse...

bom, meu voto é de Darci, e pronto! mas, tbm não concordo com essa pesquisa, mas acredito na margem de erro desta que é de 5% para mais ou para menos. bom, Darci está com 55% na pesquisa, acredito que ele esteja com 50%, não menos do q isso.. e Bel que aparece com 28%, deve está com até 33% no máximo. então, aposto no momento em 50% Darci, 33% Bel....

Ácido puro disse...

Fico imaginando como será a próxima pesquisa apresentada pela turma do Darcy. Se apresentar o mesmo resultado dessa, cai no discredito total já que nem ele mesmo acredita, que dirá o eleitor, se tentar amenizar o absurdo apresentado, vai aparecer em queda e, consequentemente, crescimento de Bel Mesquita. Sinuca de bico! parece que erraram de forma grotesca na estratégia. Não é aconselhavel imaginar uma parcela significativa do eleitorado como idiotas que se movimentam a partir de números; a experiência de várias campanhas e outras oportunidades como educação, emprego, tem elevado o nível de consciência dos nossos eleitores, assim votam melhor. Outra coisa, na pesquisa o grupo do PT elege 9 vereadores, sendo cinco só do Partido dos Trabalhadores; devia levar em conta pelo menos, a regra que define o coeficiente eleitoral e a sobra para garantir vagas. De qualquer forma o objetivo é claramente o de confundir o eleitorado e enrolar os mais ingênuos. Quanto à indústria da pesquisa, é assim mesmo. Você compra a pesquisa para atender seu objetivo, a empresa lhe entrega uma pesquisa com dados reais e outra para ser apresentada ao eleitorado. De acordo com sua necessidade e a credibilidade da empresa que pesquisa, é o valor de cada ponto percentual adulterado. Até o momento Darcy optou por usar dessa ferramenta, que tem por fundamento enganar o eleitor mas produz votos; e Bel preferiu investir em outras ferramentas para buscar o voto do eleitor. Só mais uma coisinha ZÉ, um comentarista acima falou para você ficar com o 1% que sobrou, olha se você conseguir vender pelo valor que pagaram dá um dinheirão, cara!!!

Anônimo disse...

O problema é que ele não paga o que deve, e eu posso falar, não recebo o que me é devido e já não aguento manter a minha empresa. Com relação a Marquinho,quem é que esta azendo o asfalto dele?

Anônimo disse...

OLha companheiro, acho a pesquisa exagerada, mas que a coisa tá feia pro lado da BEL isso tá. Feia é modo de falar, pois quem tem 2 milhões de reais em conta corrente e um monte de boi desses s coisa no máximo fica mais ou menos, ruim não fica. Se ela tem a cara de pau de declarar 4 milhões, imagina o que não tá escondido. DARCI é cara de pau, mas ainda nem tanto. Tá tudo escondido. O bixim não declara nem sob taca.
O PT vai arrebentar, pra tristeza do DARCI. Afinal, já pensou se Wanterlor, Odílio e Casão sejam eleitos. DARCI trabalha contra o PT histórico, o PT de luta. Ele quer é Euzébio, Miquinha, Wolner, Joelma. Pra ele quanto pior a Câmara de vereadores, quanto mais corrupta, melhor. Assim na próima campanha ele pode declarar os "bois" fantasma (rs)! Mas as coisas nem sempre saem como a gente imagina. Podemos ter muitas surpresas. Oxalá!

Anônimo disse...

O que o papel(aliás, a tela do computador) não aceita, né zé dudú..Voce lembra da fábula das raposas e as uvas,quando a raposa dizia que não gostava de uvas,porque não conseguia apanhá-las..?É muito simples contestar a pesquisa do IBOPE,basta que voces encomendem uma..Quantas voces tem que não foram divulgadas,porque inconvenientes? Não maltrate nossa inteligência, companheiro zé dudú..Seu devaneio matemático é primário..A pesquisa tem 5 p.p de margem de erro, o que justifica a "diferença" percentual detectada por voce..Aí voce perde o pouco de credibilidade que já conseguiu..Não acredito que seu blog seja só para durar até a eleição..Contra fatos não há argumentos..Pesquisa é retrato de um momento,e o momento retratado foi o divulgado.Ganhar a eleição de prefeito candidato a reeleição, em cidades com menos de 200 mil habitantes, é ,estatisticamente,tarefa com mínimas chances de sucesso..A não ser que tenha havido um cataclisma..Nossa população,para o bem ou para o mal, avalia a administração do Darci como "boa"..Sua rejeição ainda é menor do que a da Bel..Avalie sem paixões,não jogue na lata de lixo seus quase 20.000 acessos..Não seja tão prevsível,usando de críticas envelhecidas quando as pesquisas(registradas na Justiça Eleitoral,diga-se de passagem)não refletem o que voce quer..

Eldan de Lima Nato disse...

Ao "anônimo das 14:42 de 22 de Agosto". Respondendo ao seu comentário e trocadilho bobo...
Veja no Aurélio o significado da palavra POLÍTICA. Você verá que política nada tem a ver com o que pessoas como você pensam dela... e fazem dela.
Infelizmente você é apenas um anônimo, manipulado, como a grande maioria do nosso povo. O que lamento muito, acredite.

Anônimo disse...

NÃO QUERIA ME METER NESSA CONVERSA POR NAO ACREDITAR EM PESQUISAS, POIS NA ULTIMA ELEIÇÃO ANA JULIA VEIO LONGE NAS PESQUISAS E É A GOVERNADORA HOJE. A MARGEM DE ERRO QUE O ANÕNIMO CITOU DE 5% NÃO PODE SER CONSIDERADA POIS É A MESMA DA PESQUISA ANTERIOR. VEJO A TODO MOMENTO ELEITORES DO MARDEM E PELA PESQUISA ELE SÓ TEM 1%.

Anônimo disse...

ELDAN DE LIMA NATO, OU DE LIMA DAN...

Não amigo, não targiversei sobre política; nem sequer me meti a conceituá-la. Não, amigo, não sou manipulado nem manipulo. Fiz um trocadilho inocente com seu nome mas vc, como bom complexado, já que alguns brasileiros tem mesmo essa pecha da inferioridade, já vem com pedras na mão...
E outra, acha que entende alguma coisa. Jovem Nato, não se iluda; as pessoas que aqui se anifestam, a maioria, inclusive vc, não sabem do que falam, são ignorantes, levados pelo Mar de grosseria, balbúrdia e falta de educação que impera por aqui. Infelizmente. Mas, na boa, não me leve a mal e leia, leia mais e leia sempre sem ser preconceituoso mas tendo IDÉIAS PRÓPRIAS!!!

ELNATO!

kkkkk

Anônimo disse...

Ola quero que saibam que toda autirade é constituida por Deus,e somente ele pode eleger qualquer um dos 02 Bel ou Darci.Deus conhece o coraçao de cada um!Jesus os ama..

Anônimo disse...

Zé dudu, vc não publica porque sinceramente não aceita a verdade, agente tem que aprender a perder também kra, por mais que existam erros na pesquisa, não dá pra reverter uma diferença de mais de 17 mil votos. O povo quer Darci de novo porque sabe, tá na kra que o homem trabalhou o dobro que Bel, em menos de quatro anos, só um cego como vcs pra não querer enxergar. O povo quer Darci de novo, E PRONTO!

Anônimo disse...

Lisboa: os do lado de lá do 15 só são Zoada pode Fazer Bastante Barulho porque depois do dia 05 de outubro vão ter 13 motivos para calarem o Bico, e a Sra. mae D,agua irá Sumir Rumo ao Jpão, e la o Nome Dela Será Senhora OTATAKA e Pronto.

Anônimo disse...

os 15 dores de Cotovelos, Antes das Eleiçoes Faziam Comentarios que o Darci não se Elejeria nem Para Vereador, Ja Vi que Politicamente os Mesmo São Francos, pois não tem estratejas e muinto Menos Base no que Pode Aconteçer na Politica de Parauapebas que Vermelhou Geral Pra o Bem Do povo. derrota Total Para os Quinze.