domingo, 3 de agosto de 2008

CURIONÓPOLIS TERÁ ELEIÇÃO EM 05 DE SETEMBRO

A data da eleição indireta para a Prefeitura do município de Curionópolis (PA), sudeste paraense, foi definida no último dia 31 em sessão pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
Será no dia 5 de setembro próximo, com posse do eleito marcada para o dia 9.
Até lá, a Prefeitura do município continua sendo exercida pelo presidente da Câmara.
Por ser indireta, a eleição será realizada apenas entre os vereadores do município. O candidato eleito em setembro ficará no cargo até janeiro de 2009, quando então tomará posse o candidato eleito em outubro para a administração dos próximos quatro anos.
Cassação
O ministro Joaquim Barbosa, no exercício da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início do mês de julho, determinou o imediato cumprimento de decisão do TRE-PA, que cassou o mandato do prefeito de Curionópolis, Sebastião Curió (PMDB). Ele foi eleito em 2004 e cassado por compra de votos e abuso do poder econômico.O pedido foi feito pela coligação "A Liberdade e o Progresso estão de volta" (PSDB/PTB/PPS/PFL/PSDC/PHS/PMN/PV/PTdoB). O recurso confirmou a cassação de Sebastião Curió por distribuição de cestas básicas na madrugada anterior às eleições de 2004, compra de votos e promessa de pagamento e benefícios em troca de votos.
A Coligação sustentou, a época, que não havia mais razões que impedissem a produção de efeitos do acórdão da Corte Regional. Diante da proximidade das eleições municipais deste ano, associada ao esgotamento de todos os recursos, o pedido deveria ser atendido.

Um comentário:

Ácido puro disse...

Qualquer cidadão de Curionópilis pode ser indicado ou só quem já é vereador? E como fica o Cassiano que abriu mão de ser candidato para ser prefeito até o final do ano?