domingo, 17 de agosto de 2008

CONJUNTURA ATUAL DA PROPORCIONAL

Com a briga pela majoritária à Prefeitura de Parauapebas polarizada entre Bel Mesquita (PMDB) e Darci Lermen (PT), fica a expectativa para a eleição proporcional, que é a de vereadores.
Muitos são os candidatos com reais chances de se eleger e até mesmo de se reeleger.
A eleição de um vereador é muito complicada pois até mesmo as pesquisas não dão garantia de eleição a um vereador que aparece bem nas consultas. As pesquisas geralmente são feitas nos bairros e ali podem aparecer vários apontamentos de um candidato e que na realidade os votos dele estão só no citado bairro, sendo assim quando se tabula uma pesquisa o candidato teve 2 ou 3% dos votos totalizados da pesquisa mas esses votos foram adquiridos somente em um bairro, não demostrando a realidade complexa da vontade geral da população. Por isso é interessante para o candidato se apresentar bem em todos os bairros e em todas as camadas da população.
Pelo lado da Coligação Aliança para o bem de Parauapebas temos Ávila, Caido, Carmem Carume, Creuza, Faisal,Francis, Maridé, Meire, Odilon , Percilia e Willian brigando por uma das 11 vagas na Câmara Municipal.
Pela Coligação Parauapebas no rumo certo temos Adelson , Alemão, Altamiro, Euzébio, João do Feijão, Joelma, José Alves, Massud, Miquinhas, Negão, Pavão, Zacarias, Wolner e Wanterlor.
Não significa que a eleição será somente entre esses candidatos, mas são os nomes com maiores investimentos e em assim sendo os que mais se apresentam.
Alguns casos merecem uma ponderação. É o caso de Faisal e Massud por exemplo. Faisal e Massud deverão ser juntos os campeões de votos em outubro e poderão ficar fora da briga em virtude do coeficiente eleitoral.
Enquanto Faisal tem que apostar suas fichas nos candidatos do DEM, Massud torce por uma perfomace satisfatória de Jussara Jordy do PPS. Jussara fala aos 4 cantos que não irá para campanha em virtude de problemas de saúde e por parte do DEM Meire Vaz não decolou ainda o que pode frustar a eleição de Faisal.
Agora é esperar o dia 19 quando começa o horário eleitoral gratuito para que esses candidatos mostrem suas forças tentando sensibilizar o eleitor em busca dos tão concorridos votos.
Quem serão os 11 ? Só o tempo dirá. Ou melhor, só as urnas dirão.

18 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo. Massud achou que estava por cima da carne seca. Traiu o Valmir Mariano e vai acabar desempregado. Bem merecido para ele pra deixar de ser traíra.

Anônimo disse...

A chance de Faisal é maior do que a de Massud. Muitos dos que votam em Bel trabalharam para o Faisal e não se pode negar o carisma que ainda tem por parte de muitos, apesar do ódios de outros. As chances de Faisal são maiores que as de Massud. Até porque mesmo recebendo o asfaltamento de seu loteamento como parte do acordo com o Massud, Jussara nao foi para a campanha e deixou Massud sozinho na briga por 6,700 votos para a Coligação.

Anônimo disse...

É so o Massud arrumar 6 mil votos. Os ooutros 700 eu garanto que a coligação dele faz.

Anônimo disse...

É bom demais !kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
É bom demais! Eita acho que vou perder o meu emprego!

Anônimo disse...

Vc está enganado Zé. Marden vem ai comendo por fora e todos terao uma surpresa no dia da eleição.

Anônimo disse...

Alguns candidatos a partir de Setembro receberao um apoio mais substancial. Sao aqueles que no entender dos cordenadores deverão ter sprinting para chegar. Ai amigo haja real.

Anônimo disse...

Ta na NET:

"Uma semana antes das eleições, Rubem Braga encontrou o todo vibrante candidato. Cercado de amigos, deu um abraço no cronista e o apresentou ao pessoal: “Este aqui é meu, de cabresto!”.

Quando estavam sendo apuradas as urnas, Rubem Braga mandou o bilhete: “Meu caro candidato: Você deve ter notado que na minha seção eleitoral você não teve nenhum voto. Palavra de honra que eu ia votar em você; levei sua cédula no bolso. Mas você estava tão garantido que preferi ajudar outro amigo com o meu votinho. Foi o diabo. Tenho a impressão de que os outros eleitores pensaram a mesma coisa. Se você chegar a 300 votos, pode se consolar, que muitos outros terão muito menos do que isso. Sabe de uma coisa? Acho que esse negócio de voto secreto no fundo é uma indecência, só serve para ensinar o eleitor a mentir: a eleição é uma grande farsa, pois se o cidadão não pode assumir a responsabilidade de seu próprio voto, de sua opinião pessoal, que porcaria de República é essa?”.

“Quer saber de uma coisa com toda a franqueza? Foi melhor assim. Melhor para você. Essa nossa Câmara Municipal não era mesmo um lugar para um sujeito decente como você! É superdesmoralizada. Pense um pouco e me dará razão.

Seu, de cabresto, o Rubem.”

Abraço!
Até a próxima!

É a realidade do Pebas, aqui por enquanto tem muito espoca urna que se sentirão traídos no dia 5 de outubro.

Anônimo disse...

Marden?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ele registrou candidatura soh pra receber benefícios do partido..
ele, claudio e o rui sabem q a disputa está entre Bel e Darci.

Anônimo disse...

Tem candidato já se achando eleito, é o caso o Miquinhas, parece que antes da eleição o poder já subiu para cabeça do menino. Tem uma turminha metendo os pés pelas mãos.
Mas para lembra os mais afoitos, ha essa epoca do ano de 2004 nenhum desses atuais vereadores estaria eleitos pelas pesquisas, e veja o que deu.
Acredito qur o PT elege a maior bancada de vereadores, Euzebio, Miquinhas, Zé Alves e Wanterlor.
Esse ultimo é muito bom de estrategia e parece que está apostando tudo para o ultiumo mês.

Anônimo disse...

E ai Zé, tudo bem. Com relação ao Massud, sempre foi assim. Na eleição passada ele quiz mudar de partido até no ultimo momento, o partido que ele foi eleito suou muito para mante-lo, mas mesmo assim ele jogou dos dois lados pedindo voto para ele e para prefeito, fiacava a cargo do eleitor (Faisal ou Darcy). Portanto é bom que agora ele tenha o troco, pois diz o ditado quem muito procura acha.

Anônimo disse...

Caro Zé:Faça a correção: Jussara Jordy não é candidata a vereadora,tendo sequer pleiteado registro. Talvez porque sua prestação de contas referente a candidatura para Deputada Estadual,em 2006, estivessem, à época do registro das candidaturas,prestes a serem julgadas pelo TRE, que as rejeitou,por unanimidade, em 22.07.2008(Resolução4537,ref. PCON 2210).
UM ABRAÇO:
J.OMAR

Anônimo disse...

e o adelsom hein? será que tambem vai voltar para a vale me parece que tem muita gente com as barbas de môlho...o bicho vai pegar
muitos candidatos fazem promessas em campanha que até[DEUS] duvida do seu cumprimento
vamos devagar minha gente....tem prefeitos evereadores por que estão em apuros com as promessas do passado não cumpriram as mesmas e agora josé o povo não é mais bêsta

Anônimo disse...

Quem vai não sei, mas que precis´vamos de vereadores mais independentes isso precis´vamos. O fisiologismo de Massud e Euzébio sai muito caro para os cofres públicos. Esses só se elegem por que tem muito neguinho pendurado nas tetas da prefeitura. A não ser que alguém veja alguma qualidade em Euzébio e em Massud. Euzébio mal dá conta de abrir a boca, João do Feijão calado´diz mais que euzébio gritando. O cara é mais fraco que caldo de peteca. Essse miquinhas também pelo jeito só vai querer saber de se dar bem, é fraco fraco.

Anônimo disse...

Zé;
O Zé Alves tem a sua disposição 50 pessoas contratadas pelo municipio com cargo de assessoria e ganhando um "baba". A unica função é de votar nele Zé Alves.
Um dos nomes? Israel, Bicão, Velho Tó, Barrão. Pode checar na folha do Municipio que estão todos lá.
E em quanto isso o povo....

Anônimo disse...

Ja o Wolner...
Tem o De Paula, Neguinnho da APA e uns tratores a disposição em troca de votos... é só da um checada.

Anônimo disse...

O Wolner coitado, será o bobo da corte. Primeiro ficará na mão do JOÂO FONTANA que é seu patrocinador e que vai lhe cobrar um preço muito alto. Ele, o Wolner, não tem idéia da Máfia que estar por trás dele. São capazes até de matá-lo se ele não fizer o que os caras mandam. O povo católico se quer bem ao Wolner o melhor era nem votar nele.

Anônimo disse...

Será que o WOLNER fez acordo com o diabo ou foi apenas com seu representante junto ao DARCI. Será que JOÃO FONTANA é o pai do WOLNER.

WOLNER meu amigo, sai dessa. VC tem história, sai desse ninho. Deus Castiga seus filhos. Vc é um homem de Deus. Sai de perto desse JOÃO FONTANA, esse homem é do mal é enviado do coisa-ruim.

Anônimo disse...

Homem de bem não volta para o covil dos lobos e não se dobra por dinheiro e poder.Ele fala tanto de ajudar os pobres,e sabe de onde vem o dinheiro dos carros locados que ele anda,ele deveria andar a pé e ver como está a situação dos bairros afastados,talvez assim tenha vergonha de ter entrado de novo nesse meio.